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GERAL
30/09/2021 16h22

Facilita Tubarão fará atendimentos do INSS; lista inclui 21 serviços

Prefeitura informou que está capacitando servidores municipais para iniciar atendimentos nos próximos meses

A prefeitura de Tubarão comunicou nesta quinta-feira (30) que prepara servidores municipais para passar a realizar atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Facilita Tubarão. O início desses atendimentos deve ocorrer nos próximos meses.


O atendimento será viabilizado por meio de cooperação entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho e Previdência.

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O Facilita Tubarão é um espaço onde os cidadãos têm acesso a diversos serviços oferecidos pela prefeitura, algumas de suas secretarias e vários outros órgãos e entidades. O local passou a funcionar em abril e fica na Avenida Marcolino Martins Cabral, em Oficinas.


A capacitação, conduzida pelo chefe da gerência executiva do INSS de Criciúma, Alessandro Campos Rocha, tem a participação de oito servidores de carreira que atuam nos vários serviços oferecidos no Facilita Tubarão. Depois, eles repassarão as instruções em uma segunda capacitação para outros servidores e estagiários que trabalharão diretamente com o público.


“Com isso aumentaremos a oferta de serviços e consolidaremos o conceito do Facilita Tubarão, que é o de resolver os problemas ou demandas do cidadão em um único lugar”, destaca o gerente de Atendimento ao Cidadão Felipe Felisbino.


Confira a lista de serviços do INSS que estarão disponíveis no Facilita Tubarão:


- Aposentadoria por idade: rural e urbana;


- Aposentadoria por tempo de contribuição;


- Pensão por morte previdenciária: rural e urbana;


- Auxílio-reclusão: rural e urbano;


- Salário maternidade: rural e urbano;


- Cópia de processos;


- Benefício Assistencial (pessoa com deficiência, idoso, à pessoa com deficiência microcefalia, trabalhador portuário avulso, revisão de benefício);


- Recurso;


- Seguro defeso - pescador artesanal;


- Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;


- Recurso ordinário 1ª instância;


- Recurso especial 2ª instância;


- Preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;


- Orientações e informações sobre formas de acesso aos serviços digitais do INSS


- Orientações e demais serviços que venham a ser disponibilizados para uso dos parceiros.


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Prefeitura de Tubarão - Foto: Marcelo Becker/Decom/PMT
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