Medida prevê suspensão de eventos, serviços de transporte e fechamento de estabelecimentos
O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado nesta terça-feira (17) por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa após uma longa reunião com todo o secretariado. A decisão visa conter a propagação do Covid-19.
Com o decreto, estão suspensos por 30 dias em Santa Catarina eventos de qualquer porte (independentemente do número de pessoas), e por sete dias os serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas conforme o decreto. Novas entradas em hotéis também estão suspensas.
Todas as medidas começam a valer a partir desta quarta-feira (18), mas as empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida. O decreto deixa claro que farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água.
- Proibição de circulação de transporte coletivo intermunicipal e interestadual (a medida não atingiu portos e aeroportos)
- Proibição de reunião de qualquer natureza (pública ou privada), independentemente do número de participantes.
- Serviços considerados essenciais, que não serão restringidos: saúde, supermercados e mercados, distribuidoras de água e gás, e postos de combustíveis.
- Estabelecimentos que devem ser fechados: bares, restaurantes e academias
- Restrições em relação a empresas e indústrias, em regiões com comprovação de transmissão comunitária, deverão ser adotadas.
- Proibição de novas hospedagens na rede hoteleira no Estado.