A mudança das datas de publicação do ato de outorga e de assinatura do contrato foram publicadas no Diário Oficial da União
A assinatura do contrato de concessão do trecho da BR-101 Sul, em Santa Catarina, que estava prevista para a quinta-feira (25) só será realizada no dia 9 de julho. A nova mudança da data foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24).
Na publicação, além da troca da data da assinatura do contrato, ficou acordado também que a publicação do ato de outorga será realizada no dia 8 de julho. Antes, de acordo com o cronograma publicado no site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a mesma seria realizada nesta quarta-feira (24).
Após a assinatura do contrato, começa a valer a concessão por 30 anos dos 220 km da rodovia, entre os municípios de Paulo Lopes, no início da ponte sobre o rio da Madre e a divisa com o Rio Grande do Sul, no município de Passo de Torres, início da ponte sobre o rio Mampituba. O contrato poderá ser prorrogado.
Empresa vencedora
Em fevereiro de 2020, a empresa CCR venceu o leilão da concessão do trecho com o valor mais baixo de pedágio, R$ 1,97. As praças de pedágio estipuladas pela ANTT serão instaladas nos municípios de Laguna (Km 298), Tubarão (Km 346), Araranguá (Km 408) e São João do Sul (Km 460).
A estimativa da ANTT é de que as cancelas comecem a funcionar em 2021, seguindo um prazo de 13 meses depois da assinatura do contrato. O investimento para as obras na rodovia é de R$ 7,4 bilhões.
O edital prevê, entre outras obras, novas vias marginais, novas faixas adicionais, melhorias de acessos, adequações de faixas de aceleração/desaceleração, pontos de ônibus, canalizações de tráfego e implantação de passarelas.