Pesquisa revela que experiência é mais importante que preço em vendas
Comemora-se no Brasil a Semana do Consumidor. No Brasil, a data faz alusão ainda ao Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 11 de março de 1991.
Além de ter sido criada para ressaltar os direitos dos clientes, a comemoração serve também como um alerta às empresas, que devem pensar em novas estratégias para impactar e fidelizar o novo perfil dos consumidores.
É o que mostra, por exemplo, a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk. Segundo o estudo, para os consumidores a experiência, em todas as etapas do processo, é determinante na hora da compra.
Os dados sobre o pré-vendas, vendas, pós-vendas e atendimento revelam que 87% dos clientes preferem marcas que proporcionam uma boa experiência, e 75% escolhem estas empresas, mesmo se forem mais caras.
O levantamento apontou ainda como os consumidores reagem quando o processo não é satisfatório: 65% dos entrevistados afirmaram que já desistiram de comprar porque a experiência foi ruim. A pesquisa coletou informações de 2.166 consumidores brasileiros acima de 16 anos.
Para o consultor empresarial com mais de 30 anos de atuação, Celso Cecconi, há alguns fatores importantes para aumentar as vendas:
- Diversificação de produtos e serviços: considere expandir ou diversificar o catálogo de produtos ou serviços para atrair novos clientes.
- Marketing: invista em estratégias de marketing para expandir o alcance e atrair clientes ao longo do ano.
- Programas de fidelidade e descontos: ofereça programas de fidelidade e descontos para incentivar a lealdade dos clientes.
- Parcerias estratégicas: estabeleça parcerias estratégicas para promoções conjuntas e ampliação do público-alvo.
- Lançamento de produtos sazonais: introduza produtos ou serviços sazonais ao longo do ano para criar picos nas vendas.
- Análise e ajuste contínuo: monitore as tendências do mercado e ajuste as estratégias conforme necessário.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.