Foram seis candidatas, de três partidos diferentes, que romperam a casa dos 300 votos
Uma série de políticas afirmativas vem proporcionando o aumento da participação das mulheres na política nos últimos anos.
A definição de cotas de gênero para a definição de chapas proporcionais e distribuição de recursos do financiamento de campanha fizeram com que mais mulheres surgissem nas disputas eleitorais.
Em Tubarão apenas uma mulher foi eleita vereadora: Paula Anacleto, do PL. No entanto, foram seis candidatas, de três partidos diferentes, que romperam a casa dos 300 votos e se posicionaram como suplentes dentro de suas bancadas.
O Sul Agora traz um pequeno perfil de cada uma.
Paula Anacleto (PL)
Paula Anacleto de Souza Sierra, de 40 anos, foi a única mulher eleita em Tubarão em 2024.
Com destacada atuação em causas sociais - especialmente no Monte Castelo -, ela é formada em Administração e atuou como assessora de Moisés Nunes, tanto quando era vereador como na condição de vice-prefeito.
Na sua primeira eleição conquistou 1.262 votos e foi a quarta mais votada do PL.
Ritinha Enfermeira (PSD)
Rita de Cássia Schmitz Mendes de Oliveira tem 47 anos e é a mais veterana entre as mulheres desta lista. Participou de sua quarta eleição.
Em 2020 ficou na primeira suplência do PSD e acabou se tornando titular após a renúncia de Jairo Cascaes, eleito prefeito na disputa indireta de 2023.
Ritinha é servidora pública municipal e chegou aos 760 votos, e será a quinta suplente do partido.
Stael Stüpp (PT)
Stael Becker Stüpp da Rocha completará 46 anos em novembro e atua há mais de duas décadas como advogada, com firme atuação em casos de violência de gênero.
Licenciou-se da presidência do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher para disputar a sua primeira eleição.
Chegou à marca de 705 votos, o que lhe conferiu a primeira suplência do PT.
Patrícia Marcon (PL)
Patrícia Figueiredo Marcon tem 40 anos, é servidora pública municipal da área da Saúde, com atuação na secretaria municipal e também na gerência regional do governo do Estado.
Com graduação em Direito e filha do ex-vereador Dalton Marcon, atingiu 502 votos e ficou com a sexta suplência do PL em sua primeira eleição.
Thayse Mendes (PSD)
Thayse Mendes dos Santos tem 39 anos e também concorreu a um cargo eletivo pela primeira vez.
A comerciante é nora de Nay da Gaita, antiga liderança comunitária do município, e também esposa de Ramon de Faveri, atual secretário municipal da Defesa Civil.
Com 430 votos, é a sétima suplente do PSD.
Professora Day Vieira (PT)
Dayene de Souza Vieira da Silva tem 43 anos e é professora da rede pública estadual.
Atuou no comando de greve durante a paralisação dos educadores, no início deste ano, e concorreu a um cargo eletivo pela primeira vez.
É a única mulher negra desta lista e conquistou 330 votos. É a segunda suplente do PT.
Receba outras notícias de Tubarão e região pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.