Empresa afirma que segue trabalhando na venda da usina
Mesmo cercado de muita expectativa na região Sul catarinense, a Engie Brasil não participou do leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para contratação de energia proveniente de usinas termelétricas a gás natural ou carvão mineral. O certame foi realizado no último dia 25 de junho. O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, estava apto para concorrer a dois lotes, com contratações a partir de 2025 e 2026, mas a empresa declinou de sua participação.
Diferente do que foi anunciado pelo governador Carlos Moisés (PSL) e deputados estaduais da região que acompanham o assunto, o leilão realizado pela Aneel para a compra de energia termelétrica ocorreu em 25 de junho e não no dia 30.
A Engie Brasil está negociando a venda da usina com a empresa Fram Capital. Se o negócio prosperar, o complexo termelétrico estará habilitado para futuras oportunidades. Por meio de nota a empresa afirmou que segue trabalhando para concretizar a venda do ativo.
Mas voltou a cobrar ação dos setores públicos. “Entretanto, para possibilitar a continuidade da negociação, é fundamental que os Governos Estadual e Federal atuem na mitigação de certos fatores ambientais e fiscais que atualmente se configuram como ameaças à viabilidade da operação”, diz trecho da nota.
A companhia também ressaltou a possibilidade de fechamento da usina em Capivari de Baixo. “Caso não seja concretizada a venda do ativo, o planejamento do descomissionamento faseado – que continua em execução – será implementado até 2025”, encerra o texto.
Receba outras notícias direto pelo grupo do WhatsApp Sul Agora: https://chat.whatsapp.com/CaC6v0vcYfQ1jrUDy793pZ