Domingo, 19 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/05/2024 06h46

Chuva volumosa deixa Estado em alerta para risco de enchentes e enxurradas

Frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS

Nesta quinta-feira (2), a aproximação de uma frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS, e vêm acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.

A chuva também pode ocorrer de maneira intensa em curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Ao longo do dia, os temporais também se deslocam para as demais regiões do Estado, com risco moderado a alto para ocorrências.

Em um primeiro momento, a frente fria atua sobre o norte gaúcho e a divisa catarinense, mas dependendo de seu posicionamento, a chuva também pode ser volumosa em outras áreas de Santa Catarina.

O vento sopra fraco a moderado, com rajadas de 50 a 65km/h. Devido às incertezas nos modelos meteorológicos e à situação no Estado do RS devido às fortes chuvas, a SDC/SC recomenda que acompanhem a atualização dos Avisos, Alertas e Monitoramentos Meteorológicos que são emitidos em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão para sexta

Na sexta-feira (3), a frente fria segue atuando em SC e mantendo o tempo instável em todas as regiões, com os temporais mais intensos ocorrendo do centro ao Sul do Estado, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões.

O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo.

As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral e variam entre 12 e 18°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 17 e 24°C no Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Norte e no Litoral e marcam entre 13 e 18°C no restante do estado.

Sábado com mudança

No sábado (4) segue a influência da frente fria, que provoca pancadas de chuva e temporais pelo estado entre a madrugada e a manhã.

A partir da tarde o sistema começa a se deslocar em direção ao RS novamente, com as instabilidades se concentrando mais nas regiões do Sul de SC, e as demais áreas terão presença de sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas.

O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos.

O domingo (5) ainda inicia chuvoso nas regiões de divisa com o RS, mas com o recuo da frente fria para o estado vizinho, entre a manhã e a tarde o tempo volta a ficar firme e o sol passa a predominar em todas as regiões catarinenses. A segunda-feira (6) segue com sol e variação de nuvens pelo estado.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.