Frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS
Nesta quinta-feira (2), a aproximação de uma frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS, e vêm acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.
A chuva também pode ocorrer de maneira intensa em curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Ao longo do dia, os temporais também se deslocam para as demais regiões do Estado, com risco moderado a alto para ocorrências.
Em um primeiro momento, a frente fria atua sobre o norte gaúcho e a divisa catarinense, mas dependendo de seu posicionamento, a chuva também pode ser volumosa em outras áreas de Santa Catarina.
O vento sopra fraco a moderado, com rajadas de 50 a 65km/h. Devido às incertezas nos modelos meteorológicos e à situação no Estado do RS devido às fortes chuvas, a SDC/SC recomenda que acompanhem a atualização dos Avisos, Alertas e Monitoramentos Meteorológicos que são emitidos em tempo real.
Previsão para sexta
Na sexta-feira (3), a frente fria segue atuando em SC e mantendo o tempo instável em todas as regiões, com os temporais mais intensos ocorrendo do centro ao Sul do Estado, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões.
O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo.
As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral e variam entre 12 e 18°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 17 e 24°C no Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Norte e no Litoral e marcam entre 13 e 18°C no restante do estado.
Sábado com mudança
No sábado (4) segue a influência da frente fria, que provoca pancadas de chuva e temporais pelo estado entre a madrugada e a manhã.
A partir da tarde o sistema começa a se deslocar em direção ao RS novamente, com as instabilidades se concentrando mais nas regiões do Sul de SC, e as demais áreas terão presença de sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos.
O domingo (5) ainda inicia chuvoso nas regiões de divisa com o RS, mas com o recuo da frente fria para o estado vizinho, entre a manhã e a tarde o tempo volta a ficar firme e o sol passa a predominar em todas as regiões catarinenses. A segunda-feira (6) segue com sol e variação de nuvens pelo estado.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.