Nesta terça-feira, filas quilométricas voltaram a se formar no sentido norte da BR-101
Assim como no ano passado, quando o tráfego ficou bloqueado por vários dias, a situação do Morro dos Cavalos tem preocupado as lideranças do sul de Santa Catarina.
A Bancada do Sul na Assembleia Legislativa vai apresentar uma moção ao governo federal apelando por uma solução imediata e solicitará audiência com o presidente da República e o ministro dos Transportes.
“A construção de um túnel no Morro dos Cavalos, uma reivindicação de décadas, é urgente. O acidente do último fim de semana, quando vários carros pegaram fogo após o caminhão tombar e que por pouco não foi fatal, reacendeu o sinal de alerta. Trata-se de uma tragédia anunciada”, lamenta o deputado estadual Pepê Collaço.
"Todo mundo sentiu na pele o que ocorreu no domingo no Morro dos Cavalos. E não foi a primeira vez", destacou o deputado Tiago Zilli (MDB), coordenador da bancada. "A solução para esse problema é necessária por uma questão de segurança, é uma questão de infraestrutura. Não se pode trancar o estado cada vez que ocorre um problema lá."
Nesta terça-feira (8), filas quilométricas voltaram a se formar no sentido norte. A concessionária fechou uma das faixas da pista para a remoção de árvores queimadas no acidente com um caminhão-tanque. Centenas de pessoas ficaram horas presas no congestionamento e outras não conseguiram chegar a tempo de seus compromissos.
Uma das justificativas muito difundida sobre a complexidade de tirar a obra do papel seria a negativa por parte da comunidade indígena que mora no Morro dos Cavalos. Entretanto, líderes da tribo e também a Funai há anos já sinalizaram que são favoráveis ao túnel.
Em abril de 2024, Pepê conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre o assunto. Na ocasião, o ministro afirmou ao deputado que o túnel era visto como prioridade e havia a possibilidade de o projeto ser executado pela concessionária do trecho da rodovia.
“O Ibama também já emitiu licença de instalação, o que confirma que não se trata de um problema ambiental. Então, o que falta para entenderem que se trata de uma obra prioritária? Nós queremos respostas mais eficientes do governo federal”, reforça o deputado. O custo da obra é estimado em mais de R$ 1 bilhão.
Retrospecto
Os acidentes e incidentes no Morro dos Cavalos são constantes. Único trecho da BR-101 que não foi duplicado, o local recebeu poucas melhorias.
A solução apontada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é a construção de um túnel duplo. O projeto, no entanto, nunca saiu do papel, apesar de já contar com licença ambiental de instalação, emitida em 2018.
Além dos acidentes graves, quedas de barreira já foram registradas no trecho. Em abril do ano passado, pedras e árvores caíram na pista e a interromperam, em ambos os sentidos, por mais de 50 horas. Em dezembro de 2022, um deslizamento de terra também bloqueou totalmente a via por várias horas.
De 2018 até hoje, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados no trecho 237 acidentes, que resultaram em 237 feridos e um morto.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.