Sexta-feira, 26 de junho de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
26/06/2026 18h21

Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia da Vila

Animal tinha cerca de 9 metros de comprimento e causa da morte não foi identificada em um primeiro momento

Uma baleia-jubarte fêmea foi encontrada encalhada sem vida nesta sexta-feira (26), na Praia da Vila, em Imbituba. O animal tinha aproximadamente 9 metros de comprimento.


A necropsia foi concluída ainda nesta sexta pela equipe do Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Udesc, com apoio da APA da Baleia Franca (APABF/ICMBio) e da prefeitura de Imbituba.


Inicialmente, a informação era de que o animal seria um macho. No entanto, durante a avaliação detalhada da carcaça, foi confirmado que se tratava de uma fêmea.


Segundo a equipe técnica, o avançado estado de decomposição dificultou a identificação precisa no primeiro atendimento em campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a médica-veterinária dra. Adriana Albuquerque, o estado da carcaça também impediu a definição da causa da morte durante a necropsia.


Amostras biológicas foram coletadas e serão encaminhadas para análises laboratoriais, que poderão auxiliar na investigação.


Após a conclusão dos trabalhos técnicos, a destinação da carcaça ficará sob responsabilidade da prefeitura de Imbituba, que realizará o enterro do animal em local apropriado.


A população foi orientada a respeitar o isolamento da área e manter distância da carcaça, devido ao risco biológico e à necessidade de atuação segura das equipes.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.