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GERAL
29/11/2024 12h27

Após romper contrato com a Casan, município adota gestão emergencial de abastecimento

Nova empresa deve iniciar os trabalhos em até cinco dias após assinatura da ordem de serviço

Após romper o contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o município de Garopaba adotou a gestão emergencial de abastecimento de água e esgoto sanitário.


Entre esta terça (26) e quarta-feira (27), a prefeitura realizou um processo licitatório para a contratação emergencial de uma empresa especializada em operar, manter e melhorar os serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário.


A empresa Atlantis Saneamento Ltda. foi a vencedora do processo licitatório, com uma proposta de R$ 9.032.084,32, e superou as outras duas concorrentes: Saneter Construtora Ltda., de Lages, R$ 10 milhões, e Plural Serviços Técnicos Eireli, de Nova Iguaçu, R$ 9,069 milhões​.


Com o contrato emergencial firmado, a empresa deve iniciar os serviços em até cinco dias após a assinatura da ordem de serviço, e deve operar pelo prazo de 12 meses.


Durante esse período, a prefeitura de Garopaba pretende elaborar uma modelagem técnica, econômica e jurídica para a realização de uma nova concessão​ definitiva.

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A ação veio após a prefeitura decretar a caducidade do contrato com a Casan, formalizada há 15 dias, que determina a transição para um modelo de gestão emergencial.


“Desde 2021 buscamos respostas da concessionária. E tomamos essa decisão porque a cidade não pode mais esperar e ficar virando manchete de jornal com relação à falta de saneamento básico, ainda mais na alta temporada”, frisa o prefeito Junior Abreu.


Previsto no contrato assinado em 2009, a Casan deveria ter entregue 60% do esgoto tratado em 2023, o que, de acordo com o município, não é a realidade.


Para a prefeitura, a concessionária, embora realize e garanta o abastecimento de água do município de forma adequada, tem se mostrado ineficiente em cumprir com a implantação do sistema de tratamento de esgoto.


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