Quarta-feira, 29 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
21/12/2023 16h55

13º salário: entenda como usar o dinheiro de forma consciente

Quitar dívidas e planejar compras são algumas das sugestões da professora de Gestão Financeira da UniSul

O décimo terceiro salário oferece uma oportunidade valiosa para lidar com dívidas e administrar gastos durante as festividades de fim de ano. Este é o momento de identificar e quitar os débitos prioritários, além de renegociar dívidas.


Pensando neste cenário, a professora do curso de Gestão Financeira da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Sidenir Niehuns, dá dicas de como usar a segunda parcela do 13º com consciência e deixar as festas de final de ano ainda mais especiais.


Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, no fim deste ano, o pagamento do décimo terceiro salário terá totalizado R$ 267,6 bilhões.


Para a especialista, a estratégia mais eficaz é priorizar o pagamento das dívidas com os juros mais altos, aliviando a pressão financeira. “Antes de consumir, a recomendação é colocar as contas em dia e aproveitar a disposição dos credores, que estão abertos a acordos”, indica Sidenir.


Investir e poupar


Investir o décimo terceiro exige compreensão e estudo. Para a professora Sidenir, iniciar com opções de renda fixa, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é recomendado para iniciantes.


“Esses investimentos são opções de renda fixa populares no mercado brasileiro, cada um com suas características e benefícios específicos, oferecendo aos investidores alternativas para aplicar seu dinheiro de acordo com seus objetivos, além de oferecer um suporte em situações inesperadas”, pontua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Planeje-se antes de comprar


Quanto aos gastos durante as festas, negociar descontos, pesquisar preços e considerar a produção de presentes podem ajudar a reduzir despesas. “O planejamento é crucial: se não foi possível antes, é necessário agora para evitar endividamento. O equilíbrio entre pagar dívidas e investir parte do décimo terceiro exige planejamento cuidadoso, priorizando quitar débitos devido aos juros mais altos”, ressalta a especialista.


A professora ainda pontua que evitar gastos excessivos nas festividades requer disciplina e planejamento prévio. Criar um orçamento doméstico e aderir a ele ao longo do ano ajudará a manter o controle financeiro. Planejar o uso do décimo terceiro não se limita apenas ao final do ano; é uma prática contínua para manter as contas equilibradas.


“Em resumo, o décimo terceiro salário pode ser um trampolim para quitar dívidas, investir em metas futuras e manter uma temporada festiva equilibrada financeiramente. O planejamento é a chave para aproveitar ao máximo esse recurso e garantir estabilidade financeira a longo prazo”, finaliza.


Sobre a UniSul


A UniSul possui 59 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).


A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem.


A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina.


A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo, foram 131 projetos realizados por professores e alunos.


A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.  


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.