Sábado, 24 de maio de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

O Brasil se digitalizou antes de se alfabetizar

24/05/2025 06h03

É como colocar uma Ferrari nas mãos de quem mal aprendeu a andar de bicicleta. O Brasil vive um fenômeno bem maluco – e perigosíssimo: se digitalizou antes de se alfabetizar. E isso não é apenas uma constatação tecnológica. É uma ferida aberta nas estruturas sociais, políticas e emocionais do nosso país.


A internet chegou avassaladora. Celulares nas mãos de todos, wi-fi em qualquer boteco, crianças deslizando o dedo nas telas antes mesmo de saberem segurar um lápis. E enquanto os olhos se fixavam nas luzes azuis dos aparelhos, as páginas dos livros iam ficando empoeiradas. Ler? Compreender o que se lê? Formular um pensamento crítico? Ah, isso parece coisa de outro século.


O resultado é alarmante: milhões de brasileiros com acesso às redes sociais, mas sem as ferramentas básicas para interpretar o que veem. Compartilham fake news como quem divide um café; opinam com convicção sobre assuntos que não compreendem minimamente. E o mais assustador: se irritam quando são confrontados com fatos.


É a era do “eu li no WhatsApp”. Da “minha opinião vale mais que os dados”. Do “vi num vídeo, então é verdade”. Criamos uma sociedade de “especialistas em tudo”, sem filtro, sem estudo, sem discernimento.


Mas não é culpa da tecnologia. Ela é neutra, poderosa e até libertadora – quando bem usada. O problema é estrutural. O Brasil ainda tem índices vergonhosos de analfabetismo funcional. E isso não significa apenas não saber ler e escrever, mas sim não compreender um texto simples, não saber fazer uma conta básica, não conseguir identificar o que é verdade ou manipulação.


E isso nos expõe. Nos torna alvos fáceis da desinformação, da manipulação política, dos discursos de ódio travestidos de opinião.


Digitalização sem educação é um prato cheio para o caos.


Precisamos falar sobre isso nas escolas, nas casas, nas igrejas, nos programas de TV. Precisamos urgentemente alfabetizar nosso povo – e não só no sentido literal. Alfabetizar emocionalmente, digitalmente, politicamente. Ensinar a pensar, a questionar, a duvidar com inteligência, a buscar fontes confiáveis.


Porque de nada adianta ter o mundo na palma da mão, se a mente ainda está acorrentada à ignorância.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



SIBÉLE CRISTINA
Coluna atualizada de segunda a sábado
Sibéle Cristina Garcia é apresentadora do programa Mais Mulher na UniTVSC desde maio de 2008. Graduada em Pedagogia e Marketing. Pós-graduada em Sexualidade Humana e Sexologia. É especialista em Relacionamento Abusivo, comunicadora, terapeuta e encorajadora da liberdade feminina.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.