Amados, começando mais uma semana abençoada, desejando a todos muita paz, alegria e o preenchimento de todos os espaços vazios dos nossos corações com o mais puro e forte amor de nosso Senhor Jesus Cristo!
Hoje vamos lembrar de pessoas muito importantes para nós e que nos trazem lindos exemplos para nossas vidas, porque nesta semana iremos celebrar o dia de Santa Mônica, na quarta-feira, dia 27, e o dia de Santo Agostinho, na quinta-feira, 28 de agosto.
Por que podemos exaltar os exemplos que estas duas pessoas nos deixam? Porque são exemplos que se encaixam perfeitamente nos dias atuais e que podem nos apresentar resultados do que a fé pode fazer em nossas vidas.
Santa Mônica (331–387), nascida em uma família cristã, nos confirma que a perseverança, o amor de uma mãe e a fé indubitável podem gerar qualquer transformação, mesmo as que parecem mais difíceis.
Para quem não sabe, a mãe de Santo Agostinho (354–430) sofreu com um marido violento, beberrão e infiel e, para aumentar sua aflição, seu filho mais velho seguia os passos do pai e era muito rebelde. Porém, a fé de Santa Mônica nunca permitiu que ela desistisse de acreditar na transformação de sua família através do amor de Jesus.
Mônica aguentava tudo no silêncio orante; quanto mais sofria, mais orava. Cada lágrima escorrida era mais uma noite de joelhos dobrados. A cada vez que Mônica pedia que o filho não agisse desta forma, era insultada e desrespeitada.
Mas, com muita oração, muita entrega e muita fé, seu filho rebelde e insubordinado tornou-se um dos maiores estudiosos, filósofos e doutores da nossa igreja e fora dela.
Após experimentar uma vida desregrada, Agostinho se transformou em um grande estudioso. Mergulhou em diversas filosofias, estudou tendências e culturas. Conhecedor dos antigos filósofos gregos, compôs inúmeros escritos que são fontes de estudos até hoje. Suas principais obras são Confissões e A Cidade de Deus.
Conhecendo esta história, vamos ter Santa Mônica e Santo Agostinho como exemplos de perseverança e transformação. Por mais que tudo pareça difícil, quase impossível de ser modificado, vamos relembrar desta linda história, nos entregar a Jesus e receber sua graça! Boa semana, Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração de Santa Mônica por um filho problemático
Sob o peso do meu fardo, recorro a ti, querida Santa Mônica, pedindo tua ajuda e intercessão. Imploro que olhes pelo meu filho que se perdeu na fé e em tudo o que tentamos ensinar. Sei que nossos filhos não pertencem a nós, mas a Deus, e que Deus muitas vezes permite que eles se percam para que isso seja parte de sua jornada em direção a Ele.
Seu filho Agostinho também se perdeu, mas encontrou a fé e tornou-se um verdadeiro professor. Me ajude a ter paciência e a acreditar que todas as coisas acontecem de acordo com os propósitos de Deus.
Santa Mônica, me ensina a persistir fiel na oração, como tu fizeste pelo bem de teu filho. Inspira-me para que eu me comporte de maneira a não afastar o meu filho de Cristo, mas apenas o conduza gentilmente em direção à Sua luz.
Santa Mônica, rogai por mim e por meu filho para que possamos ganhar o céu, nos juntando a ti e oferecendo um constante e agradecido louvor a Deus. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Basílica de Santo Agostinho, Roma, Itália
Hoje vamos destacar mais uma linda basílica dentre tantas existentes na cidade eterna, Roma, Itália. Com sua construção iniciada em 1482, a Basílica de Santo Agostinho tem três naves, dez capelas laterais e toda ela é repleta de obras de arte que variam entre esculturas, telas e afrescos.
Com obras de inúmeros e importantes artistas, como Rafael Sanzio e Caravaggio, a Basílica de Santo Agostinho é uma das mais visitadas igrejas da cidade.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.