Estima-se que os 18 municípios que compõem a nossa região somam pouco mais de 370 mil habitantes. Estima-se. Não se sabe ao certo, porque nesse desgoverno tresloucado do capitão cloroquina nem o censo é mais efetuado. Mas é possível dizer, com base nessa estimativa, que um número equivalente a toda a população da Amurel foi dizimado pela pandemia de coronavírus em pouco mais de um ano de pandemia.
Precisamos incluir nessa conta ainda toda a população de Garopaba e Paulo Lopes, na direção à capital. Aí, sim, chegaremos aos 400 mil, esse número enorme e descabido de mortes, que infelizmente alcançamos e ainda não sensibiliza uma parte da população. Eram 300 mil mortos há um mês, daqui a umas semanas serão meio milhão de mortos. E daí? Sempre vai ter aquele bolsonarista que duvida: só se morre de covid hoje em dia?
Não, morre-se de muitas outras formas no Brasil de hoje. Dá para morrer de raiva do nosso presidente, de desgosto do nosso país, de inveja dos norte-americanos, que agora têm um presidente equilibrado no comando. Também é possível morrer de fome, com esse auxílio emergencial que o governo dá de esmola aos miseráveis. E ainda têm aqueles que morrem de rir com a morte dos outros, comemorando com cartaz usando gíria de miliciano.