Na sexta começam os programas de rádio e TV, e então a campanha eleitoral chega num outro patamar. Por enquanto temos os debates realizados até aqui pela imprensa tubaronense para avaliar a campanha, e sobre a ótima surpresa representada pela candidata Maristela, do PT, já falamos na última coluna. Nesta, comento sobre um embate que houve entre Soratto e Stüpp.
Em certo momento do debate da UniTVSC, quando debatiam transparência e qual deles representava uma mudança na prefeitura, Stüpp disse que não escondia o apoio que tem do ex-prefeito Joares e do ex-governador Moisés. E que Soratto esconde o apoio do prefeito Jairo Cascaes, do PSD, e do atual vice-prefeito, o ex-vereador Moisés, do PL, partido de Soratto.
Soratto respondeu que não escondia ninguém, que Jairo pegou “uma bomba na mão”, citando as operações policiais realizadas, e afirmou que para ganhar a eleição Jairo teve que permitir que o PP administrasse com ele, que continua com mais da metade dos cargos comissionados na prefeitura. Postas a posição dos dois, cabe analisar a importância do apoio de cada um.
Claro que, se pudesse, Stüpp queria ter o apoio do PSD, pela forte nominata de vereadores que o partido dispõe. Da mesma forma, Soratto não teria negado o apoio do PP, se tivesse recebido. Tanto que não se opôs ao apoio do União Brasil, do ex-vice-prefeito Caio Torkarski. Então, a Operação Mensageiro, por si só, não foi impeditivo para a formação de aliança.
Analisando a última eleição, os três vereadores eleitos pelo PSD foram Jairo Cascaes (que não concorre agora), Nilton de Campos (que foi para o PL) e Dr. Jean (que foi para o PP e é vice de Stüpp). O PP elegeu Professor Maurício, Gelson Bento e Zaga Reis, todos com excelente votação e que concorrem à reeleição, e Moisés Nunes (que foi para o PL e não concorre).
Dos vereadores eleitos em 2020 por outros partidos, o PP filiou Eraldo (eleito pelo Cidadania) e o PSD, Fabiano do Sertão (eleito pelo então PSL, hoje União Brasil). A nominata de candidatos a vereador do PP conta ainda com o grande reforço que é o ex-prefeito Joares. Logo, o PP será muito mais importante para Carlos Stüpp do que o PSD será para Soratto.
Receba outras colunas pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.