Segunda-feira, 22 de setembro de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Bom senso acima da ideologia

22/09/2025 06h23

Antes de Donald Trump ter sido eleito pela primeira vez, lá em 2016, era fácil para um eleitor votar em candidatos ou partidos de esquerda ou de direita, segundo a visão de mundo de cada um e naquilo que ele acredita ser o mais desejável para o país no momento da eleição.


De uma maneira simplista, pode-se dizer que a esquerda prega uma maior intervenção do Estado, para que este atue na redução das desigualdades sociais. A direita defende um Estado mínimo, privatizando o que for possível e no qual prevaleça apenas a meritocracia.


As duas são defensáveis do ponto de vista filosófico, não se podendo dizer que uma seja melhor que a outra. O dono da Havan, com razão, defenderá o Estado mínimo, mas seus empregados precisam da máxima intervenção do Estado para melhorar a vida deles.


Mas não é defensável ser contra a vacinação e a Ciência, por exemplo, pauta que a extrema direita defende mesmo no pós-pandemia. Também não dá para defender o tarifaço de Trump, nem sua xenofobia. Muito menos o genocídio cometido por Israel em Gaza.


E como defender a PEC da Bandidagem, aprovada pelos nossos (nada nobres) deputados? São pautas tão indefensáveis sob qualquer aspecto que não deveriam estar sendo abraçadas pela direita brasileira, que prefere levantar as bandeiras norte-americana e de Israel.


Os que têm um mínimo de juízo se indignam contra esses absurdos e vão engrossando os protestos, como o deste domingo. Não são pautas da esquerda: devem ser defendidas por todos aqueles que têm um mínimo de bom senso e querem um país melhor.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



LÚCIO FLÁVIO
Lúcio Flávio de Oliveira
Diretor de Redação do Sul Agora. Lúcio Flávio de Oliveira é formado em Comunicação Social (Jornalismo) e Direito pela Unisul e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.