Defesa Civil segue em alerta para risco de novos temporais
Os alertas emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) se confirmaram e intensos temporais atingiram Santa Catarina neste fim de semana, com maior impacto no Oeste.
Em Barra Bonita, o menor município em número de habitantes do estado, foi registrada a passagem de um tornado na noite de sábado (20).
A força do vento foi tão intensa que uma casa chegou a sair do lugar e parar sobre um carro. Apesar da destruição, não há registro de feridos.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 imóveis foram danificados no município de 1,6 mil moradores, além de destelhamentos, queda de árvores, postes de energia e fiação elétrica sobre as ruas.
Em São Miguel do Oeste também houve registro de tempestade severa associada ao tornado. A prefeitura de Barra Bonita avalia decretar situação de emergência.
A equipe de meteorologistas da Defesa Civil monitora as condições em tempo real, emitindo alertas à população. Técnicos e agentes regionais seguem em campo avaliando os estragos e verificando a necessidade de apoio e assistência humanitária.
As instabilidades começaram a se intensificar na noite de sábado, devido a uma baixa pressão no interior do continente reforçada pelo calor.
A previsão indica que o tempo segue instável até a segunda-feira (22), com risco de novos temporais em diferentes regiões do estado.
No Grande Oeste, há risco maior de tempestades severas até a noite deste domingo, que devem avançar em direção ao Vale do Itajaí e Norte catarinense entre a noite e a madrugada.
A partir da tarde de segunda, a aproximação de uma massa de ar seco deve favorecer a melhora gradativa das condições, começando pelo Oeste.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.