Quarta-feira, 23 de abril de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Iodo antes, durante e após a gravidez

23/04/2025 14h30

Ao longo da gravidez, há grandes alterações na função da tireoide como resultado de demandas metabólicas e mudanças hormonais¹. 


As concentrações de T4 e T3 aumentam significativamente até aproximadamente a metade da gestação e então permanecem relativamente estáveis até o final da gestação a termo.


As necessidades de iodo aumentam substancialmente durante a gravidez; inicialmente como resultado de um aumento de 50% na produção do hormônio tireoidiano e um aumento de 30% a 50% na excreção renal de iodo², e mais tarde na gestação, quando o iodo passa pela placenta para a produção fetal de hormônios tireoidianos¹.


Os hormônios tireoidianos maternos e fetais são essenciais na regulação do desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso fetal, incluindo a criação e o crescimento de células nervosas, a formação de sinapses, que são necessárias para a comunicação entre as células nervosas, e a mielinização, que é a formação de uma camada à base de gordura que permite a comunicação rápida entre as células nervosas³.


Alguns desses eventos começam no segundo mês de gestação³, portanto podem ser influenciados pelo estado de iodo e pela produção do hormônio tireoidiano antes da concepção (ou antes do conhecimento da gravidez).


Durante a amamentação, a produção do hormônio tireoidiano e a excreção urinária de iodo retornam aos níveis não gestacionais, mas as necessidades de iodo permanecem elevadas porque o iodo é concentrado na glândula mamária para excreção no leite materno⁴.


Em outras palavras, a gestante precisa do dobro de iodo que normalmente precisaria.


As doses recomendadas estão assim descritas, porém precisam de um profissional para acompanhar o caso especifico de cada paciente.


Nível mínimo

Gestantes 220 mcg

Lactantes 290mcg


Nível máximo 

1000 mcg.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.


Fontes utilizadas: 1(Glinoer 1997), 2(Glinoer 2007), 3(Prado 2014) e 4(Leung 2011).


Link de estudo: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6464647/



DR. TIAGO ROCHA
Ciência e Saúde - Coluna atualizada às quartas-feiras
Biólogo, cientista e nutricionista clínico, Dr. Tiago Rocha tem pós-graduação em ciências e tecnologia da alimentação, além de especializações em patologia clínica e nutrição esportiva. Natural de Tubarão, seus vídeos foram visualizados mais de 3,5 bilhões de vezes e seu trabalho alcançou 120 países, com 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Participou de entrevistas nas principais redes de TV do país e é autor de quatro livros, incluindo Curas Extraordinárias e Emagrecimento Saudável, com foco em alertar sobre os melhores e piores alimentos. Redes sociais: @palestrantetiagorocha_oficial
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.