As interdições geraram congestionamentos e o Ministério Público abriu um inquérito
A prefeitura de São Paulo mudou a estratégia dos bloqueios no trânsito suspendendo as ações de interdição da circulação de carros em algumas avenidas. Na segunda (4) e terça-feira (5), o fluxo de veículos foi restrito em quatro importantes vias da cidade como forma de ampliar o isolamento social. As interdições deixavam apenas uma faixa livre nas avenidas para passagem de ônibus, viaturas e trabalhadores dos serviços de saúde.
Os bloqueios acabaram por gerar congestionamentos, e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito para apurar denúncias de que até o tráfego de ambulâncias teria sido barrado.
“A promotoria considerou que os bloqueios acabaram por causar congestionamentos e indesejáveis dificuldades para a circulação em geral, inclusive de ambulâncias, resultado que, a princípio, pode gerar reflexos negativos para o combate à pandemia em questão, além de consequências para a ordem urbanística", diz a nota divulgada pelo órgão.
O MP solicitou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que informe se foram feitos estudos técnicos para embasar as ações.