Segunda-feira, 28 de setembro de 2020
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
09/02/2020 15h56

Veja 10 dicas que podem valer sua vida em caso de assalto

Colunista do Sul Agora, Lougans Duarte traz dicas sobre como reagir em assaltos

Em tese, todos conhecem a importância de não reagir no caso de ser abordado por um criminoso, pois nunca se sabe quando o indivíduo está armado, acompanhado de um ou mais comparsas, entre outros perigos. Sabemos que a reação da senhora foi instintiva em se proteger por medo. Por isso, repasso as dicas abaixo.


Neste vídeo, você pode ver que a mulher teve sorte de não ser baleada, por causa da reação em correr (dica 1) e em seguida acontece algo que bandido se assusta e faz a menção em disparar (dicas 3 e 5), mas por sorte não aconteceu uma tragédia. Leia aqui a matéria sobre esse assalto, que ocorreu em Tubarão nesta sexta-feira (7).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As 10 dicas que podem valer sua vida:

Sabemos que é muito difícil saber o que fazer em caso de assalto. É importante relembrar que o assaltante, em geral, está apenas interessado em obter bens da vítima. Estatísticas policiais demonstram que o risco de uma pessoa morrer durante um assalto é baixíssimo. O que não significa, claro, que não devemos nos precaver.


Dica 1


No momento em que o bandido tira o revólver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vítima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos, normalmente o marginal faz um disparo na direção da vítima que tenta evadir-se.


Dica 2


Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentam impedir um assalto são baleadas.


Dica 3


Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você está esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.


Dica 4


Iniciado o roubo, permaneça imóvel. Sempre mostre as mãos e siga as determinações do bandido.


Dica 5


Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos), avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revólver.


Dica 6


Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-o de maneira lenta, sem afobação.


Dica 7


Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso.


Dica 8


Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental, entregando os pertences que o marginal ordenar.


Dica 9


Mesmo que você tenha certeza de que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, pois ele geralmente está acompanhado e o comparsa pode te ferir pelas costas.


Dica 10


Caso tenha botão de pânico, não aperte na presença do assaltante. Se ele perceber, pode acabar reagindo. Só aperte se perceber a ameaça à distância, ou após a ocorrência, nunca durante a abordagem.

Fonte: Lougans Duarte/Sul Agora
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia