Entre as ações, 327 novos servidores serão chamados na última etapa do concurso
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) encerra 2020 com avanços importantes. Um dos mais representativos é a economia de R$ 104 milhões, em um período de 12 meses, a partir da realização de novas licitações e a recontratação de produtos e serviços por preços inferiores ao valor do contrato antigo.
Outra importante ação neste ano foi a realização do Curso de Formação Profissional (CFP), última etapa do Concurso Público para contratação de Policiais Penais (PPs). O edital prevê 600 vagas, no entanto, neste momento serão nomeados 327 novos servidores. Mesmo durante a pandemia, a Academia de Administração prisional atendeu mais de 900 alunos no CFP, sem registrar nenhum incidente relativo à Covid-19.
Além disso, os pregões eletrônicos permitiram à SAP contratar novos serviços e adquirir insumos por um preço abaixo do valor de referência. Os recursos economizados serão reinvestidos na aquisição de equipamentos para os sistemas prisional e socioeducativo.
“É desta forma que estamos qualificando o gasto público. Economizar para reinvestir nos sistemas prisional e socioeducativo”, destacou o secretário da pasta, Leandro Lima.
O sistema prisional tem 23 mil internos alocados em 51 unidades, onde recebem oportunidade de trabalho, capacitação profissional, ensino, assistência social, atendimento médico e odontológico. No sistema socioeducativo, o Dease administra 433 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas 25 unidades localizadas em todas as regiões do Estado.