Domingo, 19 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
27/01/2024 08h01

Presos trabalham na limpeza e reforma de escolas estaduais

Meta do governo do Estado para o sistema prisional é oportunizar condições de ressocialização dos apenados por meio da atividade laboral

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina formalizou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Educação, visando utilizar a mão de obra de reeducandos provenientes de diversas regiões do Estado para realizar serviços de limpeza e reformas em escolas estaduais durante o período de férias escolares.

No primeiro semestre de 2024, em sua fase piloto, o projeto irá atender unidades escolares de São José do Cedro e Chapecó.

Segundo o secretário da SAP, Carlos Alves, a principal meta do governo do Estado para o sistema prisional é oportunizar condições de ressocialização dos apenados por meio da atividade laboral.

“Qualquer investimento que façamos em programas de educação, capacitação profissional e de atividade laboral influencia diretamente na construção de um ambiente prisional mais eficiente, na redução da criminalidade e na melhora da segurança pública”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio deste Termo de Parceria Laboral, a Secretaria de Educação compromete-se a identificar as escolas que necessitam desses serviços e comunicar à Secretaria de Administração Prisional, que disponibilizará indivíduos privados de liberdade para a execução das tarefas. 


Caso haja disponibilidade de reeducandos para o trabalho, a unidade prisional entrará em contato diretamente com o responsável pela unidade escolar, a fim de esclarecer eventuais dúvidas relacionadas às atividades, locais, quantidades, capacitação, habilidades, perfil e prazo para a realização dos serviços.


O secretário da Secretaria de Educação (SED), Aristides Cimadon, destaca os benefícios da parceria para Santa Catarina: “Já estamos começando com o trabalho em algumas escolas. Nós temos essa demanda de limpeza e manutenção nas nossas unidades em todo o Estado. Com essa parceria, além de dar oportunidade de trabalho aos apenados, estamos possibilitando que as escolas tenham pessoas qualificadas fazendo a sua manutenção no período das férias”.

Além do recente termo de cooperação com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Administração Prisional mantém colaborações com o poder público, abrangendo atualmente 29 municípios catarinenses. Esses acordos proporcionam oportunidades de trabalho e remissão de pena para cerca de 550 detentos em regime semiaberto.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.