Sábado, 23 de outubro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
10/07/2020 07h09

Municípios da Amurel irão contratar leitos particulares de UTI

Fundação de Saúde de Tubarão também abriu credenciamento para novos leitos junto aos hospitais do município

A Amurel deverá adquirir, por meio do Consórcio de Saúde, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que contemplarão os 18 municípios. Além da aquisição por parte da Amurel, Tubarão também abriu credenciamento para a contratação de leitos de UTI na rede particular e da enfermaria para atendimento de pacientes do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sugestão de contratação dos dez leitos foi do prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, e foi aceita por todos os prefeitos durante a assembleia realizada nessa quinta-feira, por videoconferência, que também definiu a prorrogação e ajustes no decreto regional.

“Mesmo sendo obrigação do governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas”, pontuou Beto. Logo após o fim da reunião, o CIS-Amurel, presidido pelo prefeito Lindomar Ballmann, de Rio Fortuna, já deu início à tramitação administrativa para a contratação dos dez leitos.

 
Tubarão disponibilizará diárias nas UTIs

Em Tubarão, a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), também tomou novas providências em relação à situação da lotação máxima dos leitos de UTI na cidade. A Fundação abriu credenciamento para novos leitos junto aos hospitais do município. O próximo passo, agora, passa pelas instituições, que devem aceitá-los e cedê-los para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida foi tomada considerando a ocupação dos leitos de UTI, o crescimento dos casos, assim como a Avaliação do Risco Potencial para covid-19, atualizado nesta semana pelo governo do Estado para situação gravíssima na Amurel.

O credenciamento prevê 360 diárias de UTI adulto, 180 de UTI pediátrica e outras 360 de enfermaria pós-UTI. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, o valor alocado para esse credenciamento é de mais de R$ 1,4 milhão. “Assim que o processo for finalizado, os tubaronenses que necessitarem de leitos de UTI ou enfermaria pós-UTI, para tratamento da covid-19, poderão se valer dessas diárias”, explica.

Atualmente, o Hospital Nossa Senhora da Conceição possui 17 leitos específicos para tratamento de covid-19 para pacientes SUS, sendo 12 para adultos (que até o fechamento desta edição permaneciam lotados) e cinco para crianças, e oito leitos para atendimentos conveniados ou particulares. Já o Hospital Socimed possui sete leitos habilitados para atendimento da doença para pacientes que possuem convênios ou de maneira particular.

O prefeito Joares Ponticelli, que defende essa questão há algumas semanas, anunciou com alívio a medida. “Ficamos esperando pelo Estado, que deveria ser responsável por esses leitos, mas, até hoje, apenas 12 leitos de UTI adulto e cinco pediátricos foram credenciados no município. Após vencer a burocracia, agora estamos na fase final para adquirirmos mais esta condição aos tubaronenses”, enfatiza.

Fonte: Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.