São Ludgero e São Martinho também adotaram a medida
A prefeitura de Braço do Norte anunciou que vai adotar um protocolo para o tratamento precoce do coronavírus. O município disponibilizará os medicamentos hidroxicloroquina ou cloroquina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D em suas farmácias, respeitando a prescrição do médico e a sua avaliação realizada individualmente em cada paciente para tratamento precoce da covid-19.
Outros dois municípios da região (São Ludgero e São Martinho) também adotaram a medida. O protocolo de Braço do Norte foi elaborado pelo diretor técnico da secretaria de Saúde, dr. João Eugênio Henrique Heidemann e Silva, com participação da médica infectologista Eletânia Esteves de Almeida, com base nos protocolos AMIB, ABRAMEDE, AMB - 2020, orientações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia, do Hospital Naval Marcílio Dias e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Conforme o diretor técnico, a intenção do protocolo é evitar que a doença passe do primeiro estágio para estágios mais avançados e que exijam internação. Ainda segundo o protocolo, a prescrição de qualquer medicação é de decisão e responsabilidade exclusiva do médico. Principalmente as medicações que não existem consensos no seu uso para a covid-19, a exemplo da hidroxicloroquina ou cloroquina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D. Assim cabe ao médico a decisão de utilizar ou não.