Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
03/07/2020 18h47

Tubarão testa sistema para monitorar distanciamento social e uso de máscara

Projeto em caráter piloto usa câmeras disponíveis em locais diversos da cidade

As empresas Monitorall e Deconve, em parceria com a prefeitura de Tubarão, entregaram nas últimas semanas um projeto em caráter piloto, para auxiliar no monitoramento de ações preventivas da covid-19, utilizando câmeras disponíveis em locais diversos da cidade.
 

A estrutura de câmeras foi disponibilizada pela empresa Monitorall. A Deconve, por sua vez, disponibiliza a solução que faz o processamento dos vídeos, e com o uso de inteligência artificial detecta as pessoas, mede o distanciamento social e identifica, de forma anônima, o uso ou não das máscaras de proteção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A solução utilizada é bastante inovadora e tem permitido identificar horários de maiores aglomerações, o que facilita o entendimento sobre o funcionamento ou não das ações de conscientização junto à população.


Resultados dos primeiros testes

 

Nos testes realizados, foi utilizada uma câmera no calçadão de Tubarão, que registra um fluxo diário de aproximadamente oito mil pessoas. Observou-se que em média 60% das pessoas respeitaram a recomendação de distanciamento social sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Durante horários de pico, onde há uma maior aglomeração, observou-se uma menor preocupação da população. No período entre as 13 e as 15 horas percebeu-se que somente metade das pessoas atenderam às recomendações de distanciamento social. Já no final da tarde, entre as 17 e as 19 horas, o valor observado foi de 55%. Em relação à utilização de máscaras de proteção respiratória verificou-se que mais de 80% pessoas estão seguindo a recomendação de utilização do acessório em local público.

 

Estas informações são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores que estão à frente dos trabalhos de prevenção. As próximas etapas previstas estão em aumentar a quantidade de locais monitorados, incluindo bairros e outros espaços públicos.

 

O acesso ao sistema de monitoramento será disponibilizado ao Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) para que possam monitorar o distanciamento e uso de máscaras de modo que estas informações sirvam para medir o resultado das ações de conscientização. Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, “o uso da tecnologia é fundamental neste momento, adotamos diversas soluções para melhorar o atendimento à população, e esta é mais uma que irá auxiliar-nos no enfrentamento da pandemia”, avaliou.


Prefeitura de Tubarão
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.