Mudança na administração já foi oficializada entre governo e SCPar
O Porto de Imbituba também será responsável pela administração do Terminal Pesqueiro de Laguna.
A mudança foi oficializada no dia 15 de agosto, com a assinatura de um convênio entre o Governo Federal, o governo de Santa Catarina e a SCPar Porto de Imbituba, que passa a comandar os dois portos pelos próximos 25 anos.
O processo de transição já começou e deve durar cerca de dois meses. A expectativa é que a gestão conjunta torne o terminal de Laguna mais estruturado e eficiente, com serviços unificados e melhor aproveitamento de recursos.
Entre as medidas previstas estão a criação de um único espaço de atendimento ao público e a integração da gestão de mão de obra portuária, o que deve agilizar processos.
A proximidade entre os dois portos, apenas 32 km pelo mar e 39 km por terra, é vista como uma oportunidade para complementar operações e fortalecer o planejamento estratégico da região.
O novo convênio destaca a gestão portuária e também abre caminho para ampliar os investimentos, já que a receita poderá ser aplicada de forma conjunta, sempre direcionada à melhoria das atividades portuárias e com aprovação prévia do Governo Federal.
Outro ponto positivo, segundo a SCPar, é que o Plano Mestre do Porto de Laguna, em andamento, já previa a integração com Imbituba.
Isso permitirá o compartilhamento de equipes técnicas, ambientais e financeiras, além do uso mais eficiente dos recursos, de acordo com as necessidades de cada porto.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.