Somente em 2018, 15 animais perderam a vida entre Tubarão e Laguna
Uma estatística bastante positiva para a região está prestes a ser alcançada. No próximo domingo, dia 15 de dezembro, fará um ano sem o registro de morte de botos por rede de emalhe em Laguna e Tubarão.
“Esse resultado é consequência das legislações municipais da cidade de Laguna e Tubarão e da fiscalização rigorosa dos órgãos ambientais", afirma Fernando Magoga, comandante da Polícia Ambiental em Laguna.
O emalhe é uma rede de forma retangular que se estendem ao mar nos pontos de passagem de cardumes e que, usado de forma irregular, estava provocando a morte de muitos botos na região. Somente em 2018, 15 animais foram encontrados sem vida e pelo menos nove deles faziam parte da área costeira de Laguna. Isso fez com que tanto Laguna quanto Tubarão aprovassem leis de defesa dos botos e que proíbem o uso das redes de emalhe.
Segundo o biólogo e professor da Udesc Pedro Volkmer de Castilho, que coordena o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc), apenas dois botos foram encontrados mortos em Laguna neste ano – nenhum deles por conta do artefato de pesca.