Sábado, 27 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
27/03/2024 07h48

Operação aponta irregularidades na quantidade de gelo de pescados em Santa Catarina

Operação Páscoa na Medida, do Imetro-SC, indica erro no peso em 40% dos pescados congelados analisados

Com a chegada da Semana Santa, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) intensificou a fiscalização da Operação Páscoa na Medida, que envolve as balanças em supermercados e peixarias, o peso dos ovos de chocolate e os tradicionais pescados congelados e azeites.

A ação é nacional e, em Santa Catarina, vai até 12 de abril. Na fiscalização de pescados congelados, fiscais do Imetro-SC coletam o produto nas indústrias e supermercados e levam até o laboratório onde são descongelados para a conferência do peso, sem o gelo.

Dos exames finais realizados, cerca de 40% foram reprovados. “O problema é que muitas empresas de má-fé estão colocando mais gelo do que o necessário, e o pior, elas contabilizam boa parte deste gelo como peso do produto. Elas não estão descontando de forma correta o peso do gelo dos seus produtos. Nós estamos encontrando verdadeiras fraudes metrológicas, com erros grandes, bem acima das tolerâncias estabelecidas pelo Inmetro”, avalia o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também foram coletados outros produtos como sardinha, atum, azeite. Destes, apenas em um lote de sardinha houve reprovação.

Balanças em supermercados e peixarias

Ao total foram fiscalizados 165 instrumentos por meio de ações nas cinco regionais do Imetro, dos quais sete foram reprovados, por apresentarem erros em favor do consumidor, e duas balanças interditadas, por apresentarem erros contra o consumidor. 

Foram fiscalizados instrumentos nas cidades de: Florianópolis, Penha, Balneário de Piçarras, Itajaí, Joinville, Chapecó, Laguna e Tubarão.

“A maior parte dos erros encontrados foram de medição em favor do consumidor, ou seja, estavam prejudicando o comerciante. Nestes casos, o instrumento foi reprovado e o responsável tem um prazo para regularizar. Nas duas situações que apresentavam erros que prejudicavam o consumidor, as balanças foram interditadas e é aberto um processo administrativo para cada uma delas”, explica o diretor de Metrologia do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez.

Ovos de Páscoa

Em relação aos ovos de Páscoa, já foram feitas 938 avaliações preliminares tanto em indústrias como em supermercados. Dos lotes enviados ao laboratório para análise, 14 foram reprovados, o que significa 2% de irregularidades.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.