O 8º Batalhão de Bombeiros Voluntários já atendeu vários chamados neste ano
O aparecimento de animais peçonhentos e insetos é maior no verão, quando o clima é mais quente e úmido. É também nessa época do ano que aumenta a incidência de acidentes com algumas espécies. Por isso, é preciso redobrar os cuidados.
Neste ano, entre os dias 1º e 14, o 8º Batalhão de Bombeiros Voluntários, com sede em Tubarão, foi acionado para cinco ocorrências com animais peçonhentos e 12 com insetos como abelhas e vespas.
Na última quarta-feira (15), um dia após as estatísticas serem repassadas à reportagem do Sul Agora, um ataque de abelhas foi registrado no bairro Santo André, em Capivari de Baixo. Quinta (16),.os bombeiros também foram chamados para capturar uma cobra no Centro de São Ludgero. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Desmatamento e queimadas contribuem para a incidência. Além de não realizar essas práticas, existem algumas atitudes que podem evitar o aparecimento destes animais, como manter limpos os quintais e jardins, não acumular lixos e entulhos, e sempre examinar calçados, roupas e peças de cama e banho antes do uso. "Lembrando que o extermínio somente é realizado em casos de extrema necessidade", orienta o bombeiro Alesanco Neves de Farias.