Carlos Moisés esteve no município nesta sexta-feira, dia em que pode ser afastado do cargo
Após dez meses de obras, está em operação o Emissário Terrestre que transporta o esgoto coletado na região do Mar Grosso até a Estação de Tratamento da Vila Vitória, em Laguna. O governador Carlos Moisés esteve no município para fazer a entrega oficial nesta sexta-feira (23), dia em que pode ser afastado do cargo por 180 dias pelo Tribunal Especial de Julgamento do impeachment.
Para implantar o emissário, a Casan investiu mais de R$ 2,1 milhões, com financiamento obtido junto à Caixa Econômica Federal. A obra, executada pela empresa Incosan, contemplou também a substituição de bombas da Estação Elevatória A, um novo gradeamento para conter a passagem de produtos sólidos, urbanização e paisagismo no local.
"Com o novo emissário, a coleta de esgoto vai diretamente para a Estação de Tratamento, daqui saindo como um efluente apto a retornar para a natureza", explicou a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.
A Licença Ambiental de Operação (LAO) que atesta a regularidade técnica da operação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Laguna finalmente foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Hoje, 69,94% da população urbana do município tem coleta e tratamento de esgoto.