Envio de fatura falsa e telefonema são algumas estratégias dos golpistas
A Celesc vem recebendo relatos de alguns clientes do grupo que engloba grandes indústrias e também do grupo do qual fazem parte empresas, comércios, serviços e pessoas físicas sobre tentativas de golpe utilizando o nome da distribuidora.
Em um dos casos foi enviada uma falsa fatura de energia elétrica por e-mail, com layout muito parecido ao da fatura emitida pela Celesc, além de data de vencimento e do valor estarem muito próximos aos verdadeiros. Já em outro caso, o cliente recebeu um telefonema de golpistas que se identificaram como funcionários da secretaria de Justiça, alegando a existência de débitos.
A fim de prevenir e de evitar possíveis transtornos originados por golpes, a estatal reforça o alerta e pede a seus clientes que estejam atentos a alguns detalhes na mensagem e na fatura que chega por e-mail, como: o e-mail que enviou a fatura de energia deve ser o oficial, com o domínio @celesc.com.br; o banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil; o beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A.; a data de vencimento da fatura é escolhida pelo cliente e só é alterada quando o cliente assim solicita.
A Celesc diz ainda que não solicita depósito em conta, não liga para solicitar dados do consumidor, e os serviços são agendados pelo próprio cliente. “Por isso, nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato por meio dos canais oficiais de atendimento”, explica.