Programação inicia a partir da próxima quarta-feira (13)
A UniSul promove em Tubarão, entre os dias 13 e 14 de novembro, o evento "NEABI+ Encontros: Educação, Cultura e Diversidade em Diálogo". A importância do protagonismo negro na educação, a participação de mulheres negras no empreendedorismo e a diversidade como agente de transformação social estão entre os temas do evento
Com exposições culturais e feira de artesanato, o evento terá mesas-redondas como “A Influência da Mulher Negra no Mercado Criativo e Empresarial” e “Narrativas das Mulheres Negras, Ancestralidade e o Direito à Liberdade Religiosa”, que buscam destacar a resiliência e as contribuições históricas das mulheres negras na sociedade brasileira.
O evento marca a oficialização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Comunidades Tradicionais e Comunidade LGBTQIAP+, criado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). O encontro enfatiza o valor do NEABI+, que é garantir espaços de reflexões essenciais sobre o combate ao racismo estrutural e a promoção da representatividade.
Além das mesas de discussão, o evento contará com exposições culturais, feira de artesanato e apresentações artísticas, incluindo apresentações de rap e dança, valorizando a produção cultural afro-brasileira e proporcionando ao público uma experiência imersiva na riqueza dessas expressões.
Confira a programação completa:
Local: UniSul Tubarão, Bloco D, Auditório 223D
13 de novembro
10h - Mesa-redonda;
Tema: A Influência da Mulher Negra no Mercado Criativo e Empresarial;
Ariadne de Aguiar – Mentora em marketing, Quinto Gosto Marketing Estratégico;
Aline Rufino – Publicitária e fotógrafa profissional, Estúdio Brasa.
15h - Mesa-redonda
Tema: Entre a Escola e o Quilombo: Compartilhando Saberes Culturais e Práticas Educativas;
José Carlos Mendes (Tinho) – Griô da Comunidade Quilombola Ilhotinha, Capivari de Baixo;
Christiane Martins Matias – Gestora escolar na EMEB Faustina da Luz Patrício, coordenadora da Pastoral Afro-brasileira Maria Cândida.
14 de novembro
15h - Mesa-redonda
Tema: Educação, Pesquisa e Representatividade: Novas Perspectivas sobre Diversidade Étnico-Racial;
Andreza Aparecida Fidelis – Coordenadora pedagógica do Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnica Racial (PMEDER), mestranda no PPGE UniSul;
Esmael N. dos Santos Gabriel – Criador de conteúdo e coordenador do Projeto África do Jeito que Você Nunca Viu;
Josiane Anacleto Silveira – Professora da rede municipal de Capivari de Baixo e integrante do Gedic, doutoranda no PPGE UniSul.
19h - Mesa-redonda
Tema: Narrativas das Mulheres Negras, Ancestralidade e o Direito à Liberdade Religiosa;
Egleston G. Rosa Lanzzarin – Advogado e mediador no Conselho Nacional de Justiça, presidiu a Comissão de Igualdade Racial da OAB Subseção Tubarão;
Emanuela da Silva – Jornalista, representante da setorial de cultura afro-brasileira de Tubarão, conhecedora das religiões de matriz africana. Integrante da ARÁ (Associação de Resistência Ancestral);
Aleida Cardoso Corrêa – Especialista Gênero e Diversidade na Escola, mestra em Educação PPGE/UniSul. Doutoranda no PPGCL/UniSul. Vice-presidente do Mocnetu (Movimento Cultural de Conscientização Negra).
Apresentações artísticas e exposições
Estudantes da Faustina;
Marcelo Alvino – Rapper e produtor musical (Projeto Som Bonito);
Exposições;
Pérola Negra – Curadoria: Ana Clara;
Comunidade Quilombola – Curadoria: José Mendes (Tinho);
Feira de Artesanato;
Artesano - Diolene Corrêa;
Ébano Moda Afro - Emanuela da Silva;
Empório Inaê - Marilia Neves;
Escritora - Noemi Albino.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.