Sexta-feira, 17 de julho de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/12/2025 12h32

Comportamento raro: mãe de boto é flagrada carregando filhote morto nos Molhes da Barra

A retirada do filhote do ambiente marinho só foi possível após o encalhe do corpo na faixa de areia

No último sábado (27), a equipe do Projeto de Monitoramento de Praia (PMP), vinculada à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi acionada após o registro de um filhote de boto-de-Lahille (Tursiops truncatus gephyreus) encontrado morto, boiando nas proximidades dos Molhes da Barra, em Laguna.


Durante o avistamento, o filhote permanecia junto à suposta mãe, que foi observada carregando o corpo do animal


O comportamento chamou a atenção da equipe técnica e é classificado como epimelético, um fenômeno raro, porém descrito na literatura científica para diferentes espécies de golfinhos.


Esse tipo de comportamento representa um cuidado pós-morte, no qual a mãe ou outro indivíduo do grupo carrega o corpo do animal morto por horas ou até dias, sendo interpretado como uma resposta comportamental associada à perda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A retirada do filhote do ambiente marinho só foi possível após o encalhe do corpo na faixa de areia, o que permitiu a atuação segura da equipe.


Após o recolhimento, o animal foi encaminhado à Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, onde passou por procedimento de necropsia.


De acordo com os técnicos, o filhote apresentava avançado estágio de decomposição, e o processo de autólise tecidual impediu a determinação conclusiva da causa da morte.


Durante o exame, não foi identificado conteúdo gastrointestinal, o que indica que o animal possivelmente não se alimentava há alguns dias. Também não foram observados sinais compatíveis com afogamento.


Diante dos achados, a principal hipótese levantada pela equipe é a ocorrência de hipoglicemia como possível causa da morte, embora a confirmação não seja possível neste momento.


Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análises complementares.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.