Domingo, 19 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/10/2023 14h41

Comitê da Bacia promove capacitação sobre monitoramento e eventos críticos

Interessados em participar do curso gratuito devem fazer inscrição até dia 6 de novembro

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas promove sua terceira capacitação do ano, com o tema “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”.


A atividade, totalmente gratuita, será ministrada pelo pesquisador e professor dr. Álvaro José Back no dia 16 de novembro, das 8h30 às 15h30, no Centro de Treinamento da Epagri, em Tubarão. Os membros do órgão e público externo interessados em participar do encontro devem se inscrever por meio deste link, até o dia 6 de novembro.


Dividido em dois momentos, teórico e prático, o curso terá carga horária total de seis horas. Na parte da manhã os participantes aprenderão sobre dados de monitoramento, equipamentos utilizados para medição, métodos de medida, análise de dados e estimativa de valores extremos. No período da tarde, para ver como os conceitos explicados acontecem na realidade, os participantes visitarão a estação hidrológica do Rio do Pouso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O propósito é levar um entendimento mais aprofundado sobre o assunto. O tema escolhido dará uma visão maior sobre as ocorrências climáticas, uma vez que podem causar danos para o meio ambiente e as pessoas.


Por isto, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, dr. Álvaro José Back, fará uma revisão das técnicas de uso no monitoramento hidrológico. Além disso, destacará o monitoramento de chuvas e de vazão, bem como os aspectos relacionados à análise de dados e determinação de eventos críticos.


“Ter esses dois momentos é importante, pois conseguimos aprimorar o que vimos anteriormente. Assim, veremos como é feita a prática rotineira de medição de vazão da estação e, depois, faremos uma coleta de sedimentos em suspensão, onde serão mostrados os equipamentos usados e o funcionamento de uma estação hidrológica”, explica Back.


Aplicação e conhecimento


Para o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, esta terceira capacitação dará mais reforço e embasamento teórico para todos os membros e interessados.


“A capacitação é muito importante, pois precisamos pautar, discutir, alertar, conscientizar e todos trabalharmos juntos para evitar efeitos de novas cheias. Quanto mais monitoramento e informações tivermos, melhor poderemos atuar de forma preventiva no sentido de minimizar efeitos climáticos”, enfatiza.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.