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GERAL
13/01/2025 18h07

Cidade do Sul lidera índice de eficiência em gestão entre as maiores cidades catarinenses

Avaliação do Tribunal de Contas do Estado foi divulgada em dezembro de 2024, referente a 2023

Criciúma foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referente ao ano de 2023. O município ocupa a primeira posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com 61 pontos no IEGM.


A avaliação foi divulgada em dezembro de 2024, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina. O objetivo do levantamento é avaliar os índices de eficiência em gestão dos municípios, mantendo o controle interno e externo das ações executadas.


O índice é composto pela combinação de dados governamentais, de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras.


O indicador mensura o grau de aderência da gestão municipal em sete áreas, são elas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos (Defesa Civil) e Governança em Tecnologia da Informação.


As notas das dimensões são organizadas em cinco faixas: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).


Segundo o levantamento do TCE, Criciúma obteve a classificação B+, com 88 pontos no IEGM, em Proteção dos Cidadãos, no que diz respeito ao grau de planejamento de ações relacionadas à segurança diante de acidentes e desastres naturais.


O município também atingiu a classificação na área de Governança em Tecnologia da Informação, com 81 pontos. O índice temático mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação.


A Saúde de Criciúma foi classificada como efetiva, com 67 pontos no IEGM. O tema leva em conta os resultados da área relacionados à Atenção Básica, Equipes de Saúde da Família, Conselhos Municipais de Saúde, tratamentos e vacinação.


Já os índices temáticos de Meio Ambiente, Educação, Gestão Fiscal e Planejamento foram classificados como em fase de adequação no município.


Proteção dos Cidadãos


A Defesa Civil de Criciúma ocupa a primeira posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes no levantamento, destacando-se como um modelo de eficiência e prioridade na proteção dos cidadãos.


O órgão atua previamente para mitigar riscos, durante eventos climáticos e no pós-evento, oferecendo suporte à população. O Centro de Controle e Operações (CCO) é uma unidade interna, localizada na sede da Defesa Civil, que monitora em tempo real as câmeras estrategicamente instaladas nos arredores das 62 unidades escolares do município.


Equipado com 18 telas de 65 polegadas, o CCO fornece suporte em situações de risco nas escolas. As instituições contam com dispositivos de emergência que podem ser acionados a qualquer momento.


O alerta é enviado diretamente ao CCO, onde são tomadas as devidas medidas de proteção. Além disso, as escolas contam com circuitos fechados de TV (CFTV) e sensores de presença com alarmes, instalados para monitoramento e vigilância patrimonial.

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Governança em Tecnologia da Informação


Atualmente, a prefeitura de Criciúma possui um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que norteia tanto as ações e investimentos em infraestrutura de TI, quanto em ativos de segurança da informação. Além disso, a Diretoria de TI participa frequentemente de congressos voltados ao tema.


Um exemplo dessa atuação é o Portal da Transparência de Criciúma, canal onde são disponibilizados contratos, despesas, informações institucionais, obras e demais dados de interesse público, e foi um dos fatores que contribuiu para o destaque do município no IEGM.


Em 2019, o Portal da Transparência passou por uma reconstrução, com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso ao usuário.


Além disso, a Gerência do Escritório de Projetos (Geproj), implantada em 2022, centraliza todas as aplicações de transparência, possibilitando a comunicação intersetorial e garantindo a melhoria da estrutura de governança do município. 


Saúde


Na saúde, inovação e investimentos garantiram liderança nacional em qualidade nos serviços, com unidades modernas e atendimento em telemedicina, incluindo o TeleSaúde, Telepsicologia e o serviço exclusivo para pessoas idosas.


Com o MOP, aplicativo de transporte de pacientes, o município já economizou quase R$ 3 milhões. A ferramenta atende pacientes que realizam procedimentos e tratamentos via Sistema Único de Saúde (SUS), como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.


São realizadas aproximadamente 10 mil viagens ao mês, com conforto e segurança.


A cidade conta com dez novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que realizam, em média, 40 mil atendimentos por mês, além do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e o Santo Agostinho Complexo de Saúde.


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