Contudo, as temperaturas ainda ficam elevadas
Após dias de forte calor na região, a aproximação de uma frente fria deve trazer mudanças no tempo. Hoje, de acordo com a Epagri/Ciram, devem ocorrer pancadas isoladas de chuva a partir da manhã. À tarde, com o aumento de nuvens e chuva, há risco de temporal isolado, com acumulado significativo em um curto intervalo de tempo, além de trovoadas, descargas elétricas, ventania e granizo.
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, isso se deve a uma frente fria que estava em deslocamento do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Contudo, as temperaturas ainda ficam elevadas. Amanhã, as condições de chuva permanecem, com chance de temperatura mais amena.
Na quinta e sexta-feira, conforme Gilsânia, deverá haver nebulosidade variável, com chuva isolada no início e fim do dia e aberturas de sol. Com isso, os termômetros voltam a subir em todas as regiões.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a última década, encerrada em 2020, foi a mais quente que se tem registro de temperatura da Terra. Dentre os meses, novembro foi considerado o mais quente já registrado. Isso porque as temperaturas ficaram 0,7ºC maiores que a média do mês calculada no período de 1981 a 2010.