O alerta foi publicado em janeiro deste ano e leva em consideração o cenário em que as emissões de carbono continuam em alta
Nos próximos 75 anos, o nível do mar pode subir até 1,9 metro, segundo pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, o que ameaçaria diversas cidades que fazem parte do litoral de Santa Catarina, incluindo Laguna, Imbituba, Garopaba, Pescaria Brava, Jaguaruna e Tubarão.
O alerta foi publicado em janeiro deste ano e leva em consideração o cenário em que as emissões de carbono continuam em alta.
De acordo com a ferramenta de avaliação de riscos costeiros da organização Climate Central, se a Antártida perdesse gelo suficiente para que o nível do mar subisse 1,9 metro, toda a costa de Florianópolis sofreria algum tipo de efeito.
Em Laguna, de acordo com a ferramenta, a região na Bifurcação e no bairro Estreito seriam os mais afetados.
Em Imbituba, as inundações ocorreriam próximo a Sambaqui, Riacho Ana Matias e nas imediações da Lagoa de Imaruí.
Ainda segundo a ferramenta de avaliação de riscos costeiros, Garopaba seria atingida principalmente na região de Areias de Palhocinha, e Pescaria Brava, Indaial, Imaruí e São Tomaz também.
Em Jaguaruna, a área atingida seria, principalmente, em Torneiro, enquanto em Tubarão localidades como Madre, Jabuticabeira e Campo Verde estariam ameaçadas.
Diversas cidades da América do Sul também estão na rota da inundação, tanto no Brasil quanto em outros países. No Brasil, até mesmo municípios que não estão próximos ao litoral estão ameaçados, como Porto Alegre.
Para o principal autor da pesquisa, Benjamin Grandey, os resultados da pesquisa alertam para a necessidade de mudanças na infraestrutura e na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.