Segunda-feira, 28 de abril de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
18/03/2025 06h33

Audiência pública discute projeto de concessão da ZPE de Imbituba

Criada por Lei Federal em 1995, a Zona de Processamento de Exportação promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região

A instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Imbituba está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

Na tarde desta segunda-feira (17), o Porto de Imbituba recebeu a audiência pública, promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, e pela Invest SC, em uma ação fundamental para o avanço do projeto de concessão da ZPE.

O encontro representou mais uma etapa para concretizar um sonho de décadas. Durante a audiência, foram apresentados o projeto, a minuta do edital de concorrência e seus anexos, com estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. "A iniciativa reforça o compromisso com a transparência, a participação social e a democratização do processo decisório", informou a prefeitura de Imbituba.

O evento contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade. A vice-prefeita Madalena Nunes, que representou o município no evento, também enfatizou o impacto positivo que a ZPE trará para o desenvolvimento local.

“Cada início de mandato, o assunto ZPE vem à tona. Mas agora é diferente, temos projetos concretos. E a ZPE vai ser realidade, trazendo mais desenvolvimento para o município”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo ganhou força no último dia 26 de fevereiro, durante o evento de comemoração aos 20 anos da SCPar InvestSC, com a entrega dos estudos de modelagem e estruturação para a concessão da ZPE e a assinatura do chamamento para a audiência pública.

Imbituba espera a ZPE há 30 anos

Criada por Lei Federal em 1995, a ZPE de Imbituba promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Empresas instaladas na área poderão produzir e exportar com isenção de impostos e contar com a simplificação de processos burocráticos.

O novo marco legal das ZPEs também permite a comercialização de parte da produção no mercado interno, com a devida tributação. Além disso, a área de atuação das empresas poderá ser expandida em até 30 quilômetros, potencializando ainda mais a capacidade produtiva local.

De acordo com o cronograma do Governo do Estado, o edital de chamamento público será publicado em novembro, e a previsão é que a assinatura do contrato ocorra no início de 2025.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.