Foram extintos 63 cargos antigos e substituídos por apenas 12 funções mais modernas e objetivas
Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Braço do Norte o projeto de lei encaminhado pelo Executivo que trata da nova estrutura administrativa municipal.
A medida atende a uma exigência do Tribunal de Justiça e tem como foco a modernização dos cargos, promovendo mais eficiência, transparência e adaptação à realidade atual do município.
Braço do Norte vem se desenvolvendo, resultando em mudanças significativas. A população cresceu em habitantes e a previsão orçamentária anual do município saltou para R$ 230 milhões.
Diante desse novo cenário, a estrutura administrativa deve acompanhar este crescimento.
Com a nova lei, foram criados 13 novos cargos comissionados. Mesmo com esse acréscimo, o impacto na folha de pagamento será mínimo: apenas 0,35%.
O índice, inclusive, segue em queda: passou de 49,80% em dezembro de 2024 para 46,03% em julho de 2025, com projeção de 46,50%.
Um dos destaques da reforma é a simplificação da estrutura de cargos. Foram extintos 63 cargos antigos e substituídos por apenas 12 funções mais claras, modernas e objetivas.
A medida facilita a compreensão da estrutura por parte da população e aumenta a eficiência da gestão.
A reestruturação também permitiu a criação de cargos estratégicos em áreas prioritárias, como Educação, Assistência Social, Agricultura, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Corregedoria-Geral. Todos pensados para atender demandas específicas e atuais do município.
Além disso, houve ajustes salariais pontuais para cargos com vencimentos abaixo de um salário mínimo, para secretários adjuntos e para setores técnicos que necessitavam de valorização.
“A aprovação da nova estrutura representa um passo importante para que Braço do Norte continue crescendo com responsabilidade, modernização e respeito ao dinheiro público”, destaca o prefeito Laurinho Boeing.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.