As 14 famílias atendidas procuraram a Defesa Civil para relatar a situação e solicitar apoio
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão promoveu nessa terça-feira (5) o abastecimento de água potável a um grupo de moradores da região do bairro Congonhas. As residências atendidas recebiam água extraída de poços artesianos ou nascentes que secaram devido ao período prolongado sem chuvas. A prefeitura decretou situação de emergência no município desde o dia 22 de abril, por conta da estiagem.
As 14 famílias atendidas procuraram a Defesa Civil do município na última semana para relatar a situação e solicitar apoio. Um dos moradores estava com os três poços da propriedade secos, e comprava água no comércio somente para beber e preparar as refeições.
Os dez mil litros de água potável transportados em caminhão especial abasteceram os poços, as nascentes e também algumas caixas d’água externas das residências. A quantidade de água reposta é suficiente para cerca de 15 dias no caso dos poços e cerca de uma semana para as nascentes e cisternas.
“Faremos o abastecimento dessas famílias duas vezes por semana, enquanto os efeitos da estiagem continuarem”, destaca o gestor-coordenador da Defesa Civil, Murilo Damian Ribeiro.