Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está comigo dá frutos! ( João 15:5)
Evangelho de Matheus, capítulo 21, versículos 8-15: “Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão e outros espalhavam no caminho ramos que tinham cortado das árvores. Os que iam na frente começaram a gritar: Hosana ao Filho de Davi! Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu! Quando Jesus entrou em Jerusalém toda a cidade ficou agitada e o povo perguntava: Quem é ele? A multidão respondia: Este é Jesus de Nazaré, da Galileia”.
Amados, hoje é Domingo de Ramos, encerrando mais uma Quaresma. Foram 40 dias de muito aprendizado e observação, em que buscamos uma limpeza profunda das nossas mentes e nossos corações e nos prepararmos para mais uma Semana Santa.
Ano após ano, reforço com vocês que a Semana Santa é o momento em que devemos olhar para o mais profundo do nosso interior e analisar a nossa existência.
Perguntar a nós mesmos se estamos sendo seres humanos que orgulham a Deus. Será que estamos seguindo seus ensinamentos? Será que estamos vivendo da forma que Jesus nos orienta?
Aconselho a todos na Semana Santa a ficarem mais reclusos, para justamente fazer um balanço de nossas vidas, observando de maneira fria, sem fingimento, sem mentir para si mesmo e olhando com humildade para todos os nossos erros e nossas falhas.
É um processo muitas vezes doloroso, em que é preciso nos despir de todos os nossos egos, nossas cascas. Mas é um processo doloroso que será de grande valor, para que possamos identificar todos os pontos em que podemos ser melhores, em que podemos nos aperfeiçoar como seres humanos e que podemos nos tornar pessoas que verdadeiramente façam jus a todo o sofrimento que Jesus passou na Semana Santa, apenas para lavar nossos pecados e nos mostrar que existe um caminho correto a ser seguido, existe um sentido para nossas vidas, não estamos aqui por acaso.
Deus nos planeja como vemos em Jeremias, capítulo 1, versículo 5: “Antes de formá-lo no ventre materno EU já o conhecia e antes de você nascer, EU já o consagrei.”
Semana Santa, momento de olhar o sofrimento de Cristo e pedir perdão por todas as nossas falhas, buscando um arrependimento e uma melhora em todos os sentidos.
Um Domingo de Ramos abençoado a todos e uma transformadora Semana Santa!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração da Semana Santa
Senhor Jesus, entre as multidões em festa, fostes a Jerusalém. Obediente até o fim, entregastes vosso espírito ao Pai; doais vossa vida para nos salvar.
Os que hoje vos aclamam "Filho de Davi", amanhã gritarão: "Crucifica-o". Os discípulos que prometeram ficar convosco até o fim, vos abandonaram.
Quanto a mim. Senhor, percebo que é difícil acompanhar-vos. Sinto dificuldade de expressar-me na oração.
Percebo que, como Maria, Nossa Senhora das Dores, posso acompanhar-vos em silêncio e com o coração ferido ao longo da vossa Via Sacra.
Como o discípulo amado, ao lado de Maria, posso ficar perto de vós, até aos pés da Cruz. Como o bom ladrão, sei reconhecer meus erros e confiar no vosso coração misericordioso.
Como o centurião, consigo reconhecer que vós sois meu Senhor e meu Deus! Jesus, homem da Cruz, Filho e irmão, tende piedade de mim!
Ajudai-me a seguir-vos a estar convosco, a viver em Vós, por Vós!
TURISMO CATÓLICO – Catedral de Santa Maria, Viseu – Portugal
Nosso destaque hoje é um lindo local religioso da cidade de Viseu, região central de Portugal, a Catedral de Santa Maria. Como a maioria das igrejas europeias, foi erguida sobre um antigo templo romano.
No século 13, teve início uma grande obra para a construção de uma basílica que abrigasse a todos os fiéis da região, que foi concluída em 1314. Muitas intervenções aconteceram ao longo dos anos.
Hoje, é um lindo local de visitação e contemplação, que recebe visitantes de muitos lugares do mundo.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.