Domingo, 18 de maio de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

São Silvestre: o papa da oficialização do Cristianismo

28/12/2024 06h33

Afresco de autor desconhecido mostra Papa Silvestre e o imperador romano Constantino


São Silvestre foi um romano eleito bispo de Roma em 313 por ordem do Imperador Constantino. Algumas histórias se fundem com lendas, mas é provável que ele tenha sido bispo e posteriormente papa. A mais importante relata que Constantino conferiu a Silvestre, e aos seus sucessores, a primazia sobre todos os outros bispos e o controle temporal sobre a Itália. Ele morreu em 335, sendo sepultado no cemitério da Priscila, na Via Salária.


São Silvestre foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Ele governou a Igreja até 335, estabelecendo as bases doutrinais que requeriam à Igreja um novo contexto social e político e, por isso, o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. Neste período, os cristãos já não eram perseguidos e o povo podia reunir-se na ocasião das grandes solenidades.


Portanto, a consolidação do catolicismo foi conseguida por meio da importância da figura de São Silvestre.


Tanto a igreja como o povo deixaram de sofrer perseguições, além de saírem da clandestinidade, graças ao esforço de Silvestre, que estruturou o Cristianismo como uma religião duradoura.


Foi sob as ordens espirituais do Papa Silvestre que se realizou o primeiro concílio ecumênico, conhecido como "Concílio de Niceia", que em 325 definiu a divindade de Cristo.


Em seu pontificado foram construídos os primeiros monumentos cristãos, como a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e a Igreja dos Santos Apóstolos, em Constantinopla.


As primeiras basílicas de Roma, conhecidas como São João de Latrão e de São Pedro, também foram construídas sob suas ordens. Ele foi papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335.


Curiosidade


A Corrida de São Silvestre, que ocorre na cidade de São Paulo, recebeu esse nome para homenagear o santo do último dia do ano. Quem a criou foi o jornalista Cásper Líbero, no ano de 1925.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos - Coluna atualizada aos sábados
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.