Maria era uma jovem judia e, embora nomeada explicitamente apenas em cinco dos 27 livros do Novo Testamento, pouco sabemos sobre ela. Filha única de Ana e Joaquim, nasceu quando os pais já não tinham esperanças de ter descendentes.
Na juventude, Maria viveu no templo, ficou grávida e casou-se com um carpinteiro de nome José. Protegeu seu filho, ainda criança, da ira de Herodes. Aos 30 anos, Jesus fez o primeiro milagre em presença dela: transformou água em vinho numa festa em Canaã.
Maria ficou ao lado de seu filho quando este agonizava na cruz, no Monte Calvário, enviado que fora exclusivamente para salvar a humanidade dos pecados. Durante os primeiros anos do Cristianismo, ficou praticamente esquecida.
Então, pouco a pouco, foi ressurgindo ao lado de Jesus. O Concílio de Éfeso, no ano de 431, proclama-a como a Mãe de Deus. Mesmo passado vinte séculos, continua viva em todo o mundo uma das tradições mais fortes: a devoção à Virgem Maria.
As organizações leigas e principalmente as eclesiásticas dão ênfase ao marianismo e conquistam mais adeptos da religião católica (veja-se, a exemplo disso, entre elas, a Renovação Carismática).
Os sinais da presença de Maria estão cada vez mais fortes: em basílicas, excursões, adesivos fixados nos vidros dos automóveis etc.
Problemas de toda a ordem, sejam eles materiais ou espirituais, de difícil solução, todos parecem encontrar respostas através da invocação a Maria, personificação positiva da força e da fé, de todas as tendências psicológicas na psique dos seres humanos. Atualmente, é uma das figuras de maior proeminência nas igrejas, galerias e museus.
Enquanto Eva, expulsa do paraíso, condenou a humanidade a viver em pecado, Maria restaurou a força feminina, dando vida a um ser especial, Jesus, permitindo, dessa forma, que os homens renascessem para a vida cheia de graça.
De onde vem a expressão "Maria cheia de graça"
A palavra 'graça' deriva do grego charis e não foi criada pelo Cristianismo, uma vez que aparece já no Antigo Testamento. A palavra 'graça' está presente como promessa e esperança, fidelidade generosa para com os seus, firmeza inabalável que concede a todos a plenitude de seus direitos e a satisfação de suas aspirações.
Deus está sempre pronto a conceder as graças, já que não se trata de um tesouro ciumentamente guardado. O ato que traduz o efeito produzido pelo homem é a bênção. Ela é mais que uma proteção, é a aliança entre Deus e o homem.
Cada ser humano, como filho da potencialidade divina, tem dentro de si o direito à obtenção da graça, basta que a peça; ela é possível através da fé, fazendo desta maneira um nascimento para a existência de uma nova vida.
As intervenções angelicais a Maria
- Anjo aparece para Joaquim, pai de Maria, dizendo sobre a gravidez da esposa (texto apócrifo).
- Informando sobre a gravidez de Ana, o anjo explica que a concepção será possível, mesmo sendo estéril (texto apócrifo).
- Zacarias é informado que Isabel está grávida, mesmo em idade avançada.
- Anjos se manifestam todos os dias a Maria, durante sua permanência no templo (texto apócrifo).
- Anjo Gabriel informou Maria de que seria mãe do Salvador (Lc 1, 26-38).
- Um anjo falou com José (Mt 1,20).
- Anjos permaneceram na proximidade da gruta durante o nascimento de Jesus (texto apócrifo).
- Os pastores são informados pelo anjo sobre o nascimento de Jesus (Lc 2, 8-15).
- Para salvar Jesus da ira de Herodes, o anjo informa a José que a Sagrada Família deverá partir para o Egito.
- Os anjos serviram a Jesus após a tentação (Mt 4,11).
- Jesus disse que veriam anjos subindo e descendo sobre Ele (Jo 1,51).
- No Getsêmani, Jesus é confortado por um anjo (Lc 22, 43).
- Jesus disse que poderia pedir doze legiões de anjos para o livrarem (Mt 26, 53).
- Um anjo tirou a pedra do sepulcro (Mt 28, 2-7).
- Na Ascensão, anjos acompanharam Jesus (At 1,11).
- Anjos virão com Jesus na sua volta (Mt. 16,27; 25,31).
- Jesus ainda afirmou que todo aquele que confessar diante dos homens será confessado diante dos anjos (Lc. 12, 8-9).
- Além disso, os anjos anelaram perscrutar o plano de salvação arquitetado por Cristo (1 Pd 1,12).
- Na Ascensão e Glorificação de Maria, uma legião de anjos está presente.
A oração da Nossa Senhora
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco;
bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
Agora e na hora da nossa morte, amém.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.