Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Santa Edwiges, a santa dos endividados

19/10/2021 13h16

Comemora-se em 16 de outubro o dia de Santa Edwiges. Nascida no ano de 1174 na Bavária (Alemanha), foi canonizada há 725 anos pelo Vaticano. É considerada a santa protetora dos endividados e pobres. Na igrejas construídas em sua homenagem, os devotos pedem sua ajuda através das orações, certos que alcançarão um milagre; por isso, seguram com uma das mãos a carteira de trabalho.


O número de fiéis aumenta a cada dia, pois acredita-se que ela está sempre pronta a atender os pedidos dos aflitos. "Santa Edwiges pode ser apontada como uma espécie de termômetro da crise financeira de um país", explica o padre Alexandre Alves Filho. Ele relata que "o ápice da devoção ocorreu na década de 80, quando a inflação disparou".


Os fiéis estão em todas as classes sociais. A história conta que ela casou-se aos doze anos com o príncipe Henrique I da Silésia (Polônia). Esposa e mãe amorosa, teve seis filhos que seguiram o seu exemplo. Caridosa, ajudou os pobres, endividados, enfermos e idosos.


Ela guardava uma pequena parte dos seus rendimentos para pagar suas despesas e todo o restante (inclusive do marido e dos filhos) era doado aos necessitados com suas próprias mãos. Mesmo assim, sentiu em seu coração que deveria fazer mais.


Desta maneira, foi guiada por Deus para a sua verdadeira missão: começou a visitar os presos, consolando-lhes. Edwiges observou que a maioria deles estavam encarcerados por não conseguirem saldar suas dívidas. Ela pagou as dívidas dos presos e estes, depois em liberdade, conseguiram emprego para obter uma nova chance na vida.


As viúvas também eram consoladas e encaminhadas ao seu convento. Ao ficar viúva, foi morar no mosteiro de Trzebnica (Polônia) permanecendo até o dia em que faleceu, 15 de outubro de 1243. Seu corpo é venerado neste mesmo convento. Na imagem, Santa Edwiges segura uma igreja com a mão (por ter construído igrejas, conventos, hospitais e escolas).


Oração


Vós, Santa Edwiges,

Que fostes na Terra

Amparo dos pobres e desvalidos,

Além do socorro dos endividados.


Nos céus, onde gozai

O eterno prêmio da caridade que praticastes,


Confiante vos peço:

Sede a minha advogada

Para que eu obtenha a graça de

(diz-se a graça que deseja)


E por fim, receber

A graça suprema

Da salvação eterna.

Amém.


MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.