Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

É possível voltar no tempo?

13/01/2022 17h00

Quem já não pensou em voltar no tempo? Encontrar algum meio de ficar eternamente jovem, corrigir algum erro do passado ou vislumbrar o que o destino reserva?


Só que todos nós achamos que voltar no tempo não passa de uma fantasia, algo relacionado aos filmes (como a produção Efeito Borboleta) ou algum romance de ficção científica.


Nas últimas décadas, um grupo de cientistas está pesquisando uma maneira de provar que a viagem pelo tempo poderia ser possível.


Para os pesquisadores, existem três possibilidades de voltar no tempo. São baseadas nas teorias einsteinianas da relatividade geral e espacial.


A viagem através de uma singularidade giratória é uma das possibilidades. Baseada na teoria da Relatividade Geral de Einstein, ela entende que se for acumulada matéria suficiente em um ponto, seu campo de gravidade distorceria o tempo-espaço que conhecemos. Por esta possibilidade cósmica, a viagem no tempo seria possível.


A segunda possibilidade seria a de um túnel para o passado, de acordo com os buracos de vermes cósmicos que existem na ficção científica e nas equações matemáticas (os buracos de vermes cósmicos receberam este nome devido ao atalho que o verme faz ao furar uma fruta em vez de percorrer a superfície). Da mesma maneira, um buraco de verme cósmico faria um túnel através do espaço-tempo de uma região para outra.


A terceira possibilidade seria a construção de um cilindro gigante que distorceria o espaço-tempo. A viagem pelo tempo poderia ser realizada (pelo menos matematicamente) se uma geração futura criasse um cilindro de grande massa cujo comprimento fosse de mais ou menos dez vezes seu diâmetro. Assim, girar um cilindro cerca de 150 mil quilômetros por segundo (ou metade da velocidade da luz), criaria uma área de tempo distorcido em torno do seu centro.


Claro que os exemplos citados para serem colocados em prática exigem alta tecnologia e representam possibilidades ainda difíceis de serem realizados a curto prazo.


O único dilema consiste em tentar solucionar um problema que afeta seu próprio passado. Por exemplo: se você pudesse viajar no tempo, poderia matar seu avô. Mas, se você fizesse isso, não nasceria. Este exemplo é chamado de "violação da causalidade", que choca com as leis da ciência.


MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.