Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Cruz: o símbolo da fraternidade

14/12/2024 06h21

A cruz é um símbolo muito antigo e de caráter universal. Apesar de encontrarmos um número muito grande de variações quanto ao material utilizado, à cor, ao formato, ao desenho de Jesus crucificado etc., seu modelo básico é a interseção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, que representam o homem e a mulher, o superior e o inferior, o tempo e o espaço.


É, indiscutivelmente, o maior símbolo de fraternidade do homem e de suas várias raças. Simboliza também a mais pura substância dos elementos: terra, água, fogo e ar.


Independentemente da cultura e do credo que observemos, mesmo que haja diferentes desenhos e variações, encontramos sempre a inscrição: "a salvação está na cruz", assim como também podemos observar sempre a ideia do homem regenerado, da integração harmoniosa, do Cristo que foi crucificado como um mortal e renasceu como um homem espiritual.


A cruz acaba transformando-se, acima de tudo, em uma escada que, quando galgada, leva nossa alma a Deus. Seu significado religioso é extremamente forte, não somente para os cristãos, mas também para egípcios, peruanos, mexicanos e indígenas da América Central e do Norte.


Era costume antigo, por exemplo, colocá-la no peito dos mortos no Egito e nos adeptos do budismo. Como já foi dito, existe um número muito grande de variações e significados para a cruz, dependendo da cultura em que ela se encontra.


Veja alguns tipos de cruz:


CRUZ SIMPLES


É a cruz em sua forma básica. O símbolo perfeito do masculino e do feminino. O segmento vertical representa o princípio ativo masculino. O segmento horizontal representa o feminino, a passividade.


CRUZ CRISTÃ


É também conhecida como Cruz Latina, sendo considerada como o mais poderoso símbolo da fé cristã. Em sua origem, diferenciava-se do que encontramos hoje. Sua vertical ficava um pouco mais acima, e não era propriamente cristã. Desde o ano de 1500 a.C., na Grécia, na Babilônia, na Índia e na China, acreditava-se que era usada como apoio das deusas, que eram moldadas em uma cruz.


CRUZ ANSATA


Este tipo de cruz era, acima de tudo, um símbolo egípcio, um hieróglifo que significava vida. O círculo da parte superior exprime a ideia de transcender os limites materiais para os planos do espírito.


CRUZ DE SANTO ANTÔNIO


Recebe também o nome de "Tau", porque reproduz a letra grega do mesmo nome. Para os irlandeses, representa o martelo de Thor, o deus da Justiça. Esta cruz significa o sinal "daquele que se faz cumprir". São Francisco de Assis costumava usá-la como sua assinatura.


CRUZ DE MALTA


Também conhecida como "Cruz do Mestre Saint Germain", ela tem oito pontas, representando o número de quem busca conhecer a espiritualidade para, depois, finalmente, chegar ao número nove, que representa a sabedoria.


CRUZ ROSA-CRUZ


Esta cruz significa o corpo físico do homem, com os braços estendidos em saudação ao sol, ao leste. A rosa desabrocha no centro e representa a alma do homem, desenvolvendo-se dentro dele à medida que recebe mais luz. O uso da cruz em um altar, colocada em um rosário, ou em um pingente, funciona como a "Árvore da Vida", o emblema do eixo do mundo, situado no coração místico do Cosmos.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos - Coluna atualizada aos sábados
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.