Quinta-feira, 02 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Especial Oscar 2022 - Licorice Pizza

21/03/2022 08h42

Estamos nos anos 70. 1973, pra ser mais exato. Época de inocência, de descobertas, de sonhos. Mas também de ousadia, de questionamentos, de rebeldia. É neste contexto que o diretor e roteirista Paul Thomas Anderson ambienta o seu Licorice Pizza (MGM, EUA/2021), uma levíssima comédia romântica, com uma pitada de nonsense, e que passaria despercebida pelo grande público, até ser anunciado como um dos indicados a melhor filme no Oscar 2022.


LEVEZA SIMPLÓRIA


A trama do longa é simples. Bem simples, a propósito. Em uma sessão de fotos corriqueira numa escola da pequena Encino, no Vale de San Fernando, subúrbio de Los Angeles, conhecemos o ator em começo de carreira, e de vida, pois tem apenas 15 anos de idade, Gary Valentaine, vivido por Cooper Hoffman, e a ajudante dos fotógrafos Alana Kane, interpretada pela estreante Alana Haim.


A partir do primeiro esbarrão dos dois, tem início uma história de descobertas, de medos, de incertezas e de tudo o que envolve a experiência única do primeiro amor. Detalhe: Alana tem 25 anos de idade. Percebe a problemática?


JORNADAS


O longa, que conta com um primoroso trabalho de reconstituição de época, desde os cenários, o design, o figurino e a marcante trilha sonora, tipicamente setentista e muito bem selecionada, é, acima de qualquer coisa, sobre jornadas. Seja no campo profissional, seja nas relações com os amigos ou com as pessoas que aparecem nas vidas dos protagonistas, seja no amor e em sua descoberta, Paul Thomas Anderson traz uma delicadeza e uma doçura em seu texto que fazem com que o espectador se sinta leve, inserido neste ambiente tão incerto, mas ao mesmo tempo tão desafiador e tão inocente.


Este é o principal trunfo do filme, a meu ver. A sua despretensão. Posso estar muito enganado, mas não imagino que Anderson estava pensando em concorrer a premiações ou arrebatar elogios dos críticos mundo afora ao produzir Licorice. Não. Ele estava apenas tentando, e acho que conseguiu, passar uma mensagem que, nos tempos atuais, se perdeu.


Pelo amor, e para o amor, tudo vale a pena. Não importam os obstáculos, não importa a diferença de idade e o que a sociedade da época pensava – apesar de aqui caber uma discussão, no mínimo - não importam a religião, a raça, o posicionamento político… Só viver o amor. Este é o mote aqui. Sempre, é importante que se diga, e se perceba, sob a ótica da inocência da época e de seus personagens, ressalta-se.


Como um último registro, vale a agradável surpresa – anda bem sumido ultimamente – da presença no elenco de Sean Penn, sempre ótimo, e da participação mais do que especial de Bradley Cooper. Uma curiosidade: o pai de Leonardo DeCaprio, George, de 79 anos, está no filme, no papel de um divertido vendedor de colchões d’água.


SERVIÇO


Licorice Pizza estreou nos cinemas brasileiros no dia 17 de fevereiro, ainda estando em cartaz em algumas poucas salas. No entanto, como o longa foi lançado nos Estados Unidos em novembro do ano passado, ele já se encontra disponível em DVD e Blu-Ray importados.


Além de Melhor Filme, Licorice Pizza concorre ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, ambos por Paul Thomas Anderson. Filminho gostoso de se assistir. Fica a dica.




  • 1 / 1
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.