Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Como nascem os super-heróis

20/09/2024 14h31

Todos nós conhecemos o surgimento dos super-heróis nas histórias fictícias. O Homem-Aranha, por exemplo, ganhou seus poderes aracnídeos após ser picado por uma aranha radioativa.


O heroísmo que transcende os limites humanos existe apenas nos livros e na nossa imaginação. Na vida real, entretanto, os verdadeiros super-heróis são frágeis, comuns, e caminham pelas ruas sem capas, sem máscaras, desprovidos de qualquer poder além da bondade e da boa vontade.

Qualquer pessoa - de qualquer idade - pode se tornar um super-herói. Quem salva vidas, quem ajuda os necessitados, quem cuida dos animais abandonados ou se dedica a preservar a natureza carrega consigo essa essência heroica.

Porém, hoje gostaria de destacar um grande super-herói que vive aqui, em Tubarão, e que merece nosso mais profundo respeito, admiração e reconhecimento.


Na juventude, quando morava no Rio de Janeiro, ele foi bicampeão (ou tri, não tenho certeza) carioca de halterofilismo, consagrado como o melhor levantador de peso de sua época. Mas não foi sua força física que o tornou um verdadeiro herói.

Ao se mudar para Tubarão, o médico José Warmuth Teixeira se tornou super-herói por outros méritos. Ele foi o primeiro anestesiologista da cidade, aliviando literalmente as dores de inúmeras pessoas. 


Além de ser um profissional generoso e bondoso, também é escritor e membro fundador da Academia Tubaronense de Letras. Esses feitos, por si só, já garantiriam seu nome nos livros de história da cidade como alguém que construiu um legado imensurável.

Mas, como os grandes heróis, ele foi além do esperado. Foi graças à sua visão e esforço que Tubarão ganhou o Museu Ferroviário, um marco na cidade, que hoje atrai milhares de visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, curiosos para conhecer o raro acervo e, claro, para passear na icônica Maria-fumaça.

Super-heróis de verdade não carregam superpoderes, mas sim um senso de responsabilidade inigualável. Eles constroem pontes entre o passado e o futuro, nos lembrando que, no fundo, heroísmo é a capacidade de transformar vidas - e, às vezes, até cidades inteiras.


José Warmuth Teixeira, com sua bondade e realizações, é o exemplo perfeito de que os verdadeiros super-heróis nascem do coração humano, e não das páginas de uma história em quadrinhos.



MACIEL BROGNOLI
Crônicas e contos
Maciel Brognoli é guarda municipal de Tubarão, graduado em Administração Pública, especialista em Segurança Pública e Gestão de Trânsito e escritor. Ocupa a cadeira n° 27 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e escreveu quatro livros.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.