Sábado, 16 de agosto de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

A vida que ninguém vê: Dr. Arary Cardoso Bitencourt

15/08/2025 18h49

Tive hoje o privilégio de conversar com o médico pediatra Arary Cardoso Bitencourt, em um dia mais que especial: a data em que ele comemora 90 anos de idade.


Na cidade de Tubarão e em toda a região sul de Santa Catarina, não é raro ouvir as pessoas dizerem: “O Dr. Arary salvou a vida do meu filho.” 


Por sua dedicação e amor à profissão, ele conquistou, na memória afetiva da comunidade, o título de super-herói: alguém que salvou muitas vidas por meio de seu conhecimento e compromisso com a medicina.


Mas, por trás do herói, há uma história que muitos desconhecem. 


Dr. Arary foi um menino pobre, que perdeu o pai aos dez anos e estudava em colégio público. Sua mãe, costureira que trabalhava com uma máquina de costura movida a pedal, sustentava a casa com esforço. 


Todos os dias, o jovem Arary atravessava o Rio Tubarão de balsa para poder frequentar o colegial na outra margem.


Com muito esforço e a ajuda de um tio, conseguiu uma bolsa de estudos e foi cursar medicina no Paraná. Lá, enfrentou muitas dificuldades, mas jamais pensou em desistir. 


Como ele mesmo diz, homem forte é aquele que se fortalece na dureza da vida e nunca desiste. Venceu. E talvez por isso tenha sido um dos fundadores da Pró-Vida, clínica médica cujo nome expressa a defesa incondicional da vida.


Acompanhe a entrevista que tive no relato:



Obrigado, Dr. Arary, por compartilhar um pouco da sua rica e inspiradora trajetória.


Se você também acredita na beleza de histórias como essa, siga @a_vida_que_ninguem_ve no Instagram e descubra relatos que merecem ser conhecidos.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



MACIEL BROGNOLI
Crônicas e contos
Maciel Brognoli é guarda municipal de Tubarão, graduado em Administração Pública, especialista em Segurança Pública e Gestão de Trânsito e escritor. Ocupa a cadeira n° 27 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e escreveu quatro livros.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.