CNJ pede explicações a juízas que negaram aborto legal a menina de 13 anos estuprada, contrariando a lei. Está em todos os portais nacionais de notícia - e não é notícia velha. Não se trata daquele caso lamentável ocorrido aqui em Santa Catarina, no ano passado. Desta vez foi em Goiás, outro estado de maioria bolsonarista. E se a pobre menina fosse filha delas?
Os portais que leio também noticiam: Joe Biden comete gafes em entrevista, e Trump espalha mentiras tresloucadamente. Outra notícia que parece velha, mas é fresquinha – vai voltar a ocorrer nos próximos dias novamente. A nação mais poderosa do mundo terá que decidir entre o gagá e o louco. E tem gente que reclama do Brasil. Aqui, Lula ainda não está gagá.
Uma notícia me soou muito velha: a Polícia Federal concluiu que Bolsonaro usou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para favorecer ilegalmente os filhos e espionar e prejudicar desafetos e ex-aliados. Mas anos atrás Sérgio Moro, que foi ministro, gravou em vídeo Bolsonaro dizendo que tinha um sistema particular de informações, para proteger a família.
Procuro por fatos realmente inéditos. Uma notícia quase me engana: a Câmara dos Deputados isentou as armas durante a regulamentação da reforma tributária. Com o fim do IPI, o preço dos armamentos e munições deve cair 55% em 2027. Mas aí lembro que os nobres deputados legislarem a favor de lobbys, e não a favor da população, é assunto mais velho que o Biden.
E assim passo algumas horas buscando um fato novo para comentar aqui com meus poucos, mas fiéis, leitores, até que desisto. Lembro Cazuza cantando: “Eu sou um cara cansado de correr na direção contrária” - ao ver, pelas notícias, o futuro repetir o passado. A esperança é que não dá para se sentir derrotado porque ainda estão rolando os dados, pois o tempo não para.